A terceira geração do SUV de entrada da Subaru estrou no Japão e tem um novo nome. Em vez de XV, como é conhecido no Brasil, o utilitário agora se chama Crosstrek. Além de receber melhorias em tecnologia e equipamentos, o modelo traz o novo visual dos carros da marca japonesa. Vale lembrar que o subcompacto foi apresentado em 2011, como uma versão crossover do Impreza. Por isso, compartilha muitas características com o hatch.
Em relação ao design, o SUV tem linhas modernas. Na dianteira, por exemplo, a grade frontal é larga e tem formato de colmeia. A peça, inclusive, é integrada aos faróis full LED, que são conectados por um friso. O para-choques, por sua vez, está mais esportivo com as luzes de neblina contornadas por uma molduras pretas. Nas laterais, destaques para os para-lamas robustos, bem como o novo desenho das rodas, que podem ser de 17 ou 18 polegadas.
Na traseira, as lanternas de LEDs estão menores do que a geração anterior. No entanto, o que chama atenção é o novo desenho simétrico em forma de “C”. Da mesma forma que na dianteira, o para-choques traseiro ganhou novo desenho e traz os refletores integrados. Um detalhe interessante é a leve caída de teto, bem como o vidro inclinado.
Nova cabine
Por dentro, o SUV da Subaru ganhou atualizações interessantes. A tela multimídia por exemplo, fica na vertical e tem 11,6 polegadas. O display é sensível ao toque e reúne comandos gerais do carro, como o do ar-condicionado. O painel de instrumentos, por sua vez, tem um visor centro mais estreito e relógios analógicos para velocímetro e conta-giros. Além disso, o Crosstrek traz novos assentos, com o intuito de reduzir a trepidação.
As medidas são próximas às do atual XV. Ou seja, o Crosstrek tem 1,80 metros de altura, 1,58 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Só o comprimento cresceu 1,5 cm e tem 4,48 metros.
Híbrido
Segundo a montadora, o Crosstrek é feito sobre a base Subaru Global Platform (SGP). No entanto, para a nova linha, a arquitetura recebeu melhorias com foco no conforto. Sob o capô, o SUV conta com um conjunto híbrido que traz o motor 2.0 e-Boxer de quatro cilindros. Até o momento, a montadora não divulgou os dados de desempenho. Entretanto, confirmou que o conjunto foi reformulado para reduzir os ruídos e vibrações.
Além dele, há outras opções de motor. Nos Estados Unidos, o Crosstrek vai manter o 2.5 boxer, mesmo motor da geração passada. No mais, a marca fala em um motor de menor cilindrada, mas não deu mais detalhes. Seja como for, todas as variantes terão câmbio automático do tipo CVT. Nas versões mais caras, a tração é integral.
Vem ao Brasil?
O lançamento do Subaru Crosstrek está previsto para 2023 no Japão. Em seguida, o modelo chegará a outros países, como os EUA. No entanto, a marca não deu previsão de estreia nos demais mercados globais. Por isso, a vinda do SUV não está confirmada no Brasil, mas é praticamente certa. Ele virá importado pelo grupo Caoa, que é o representante da Subaru no País. E vai substituir o XV, que continua em linha como opção de entrada da marca.