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BYD Song Plus é o SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil por R$ 269.990
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BYD Song Plus é o SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil por R$ 269.990

Primeiro lote do BYD Song Plus tem 200 unidades e reserva custa R$ 10.000; SUV híbrido plug-in chega mais barato que Compass 4xe e Tiggo 8

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

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BYD
Após conclusão de negociação com a Bahia, BYD será a primeira marca a fabricar carros elétricos no Brasil
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD começou a pré-venda do híbrido plug-in Song Plus DM-i no Brasil. A marca pede R$ 269.990 pelo SUV médio que pode ser recarregado em tomadas e eletropostos. O conjunto híbrido combina um motor 1.5 a gasolina a outro motor elétrico e uma bateria. O primeiro lote tem 200 unidades e começa a ser entregue a partir de dezembro.

Para adquirir o Song Plus, entretanto, a marca exige um cadastro prévio. A partir daí, a concessionária mais próxima confirmará a reserva mediante pagamento de R$ 10.000. De acordo com a BYD, quem reservar o SUV híbrido ganhará o carregador residencial (Wallbox). A chinesa também dará um bônus de R$ 4.000. Ou seja, o preço cai para R$ 265.990. Com isso, o utilitário chega mais em conta que rivais como Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe.



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Como é o carro?

Com um portfólio composto por outros três veículos, todos elétricos (o SUV TAN EV, o sedã HAN EV e a minivan D1 EV, para motoristas de aplicativo), a BYD agora aposta na tecnologia híbrida plug-in. Desse modo, o Song Plus DM-i oferece conjunto formado por um motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv e outro elétrico de 132 KW – potência equivalente a 179,4 cv. O torque chega a 32,2 mkgf, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.

De acordo com a marca, a unidade a gasolina – que tem 43% de eficiência térmica – pode ser usada tanto para impulsionar as rodas quanto para alimentar o motor elétrico. Assim, também recarrega as baterias, com capacidade de 8,3 kWh. Desse modo, há possibilidade de dirigir o carro no modo elétrico. A autonomia, neste caso, é de 51 km no ciclo chinês NEDC. Ainda assim, é maior que a do Jeep Compass 4xe, com cerca de 45 km.

BYD Song Plus híbrido
BYD/Divulgação

A marca oferece garantia de 5 anos ou 200 mil km para o conjunto elétrico, de baixa tensão e chassis do SUV. No caso da bateria Blade, a cobertura é de 8 anos ou 200 mil km.

Tecnologias

Conforme a tradição dos carros chineses, o BYD Song Plus chega bem equipado. Tem central multimídia de 12,8 polegadas que reúne câmera 360º dentre suas funções. O quadro de instrumentos também é digital e personalizável, com 12,3″.

BYD Song Plus híbrido
BYD/Divulgação

Chave presencial com partida remota, controlador de velocidade adaptativo (com Stop&Go) e assistente de permanência em faixa estão no pacote. Por fim, o Song Plus tem abertura elétrica da tampa do porta-malas (574 litros), chip de internet para atualização do sistema e faróis e lanternas full LEDs. Por dentro, há opção de 31 cores de luz ambiente.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.