Você está lendo...
Suíça estuda banir carros elétricos no inverno para poupar energia
Notícias

Suíça estuda banir carros elétricos no inverno para poupar energia

Conflito na Ucrânia faz Suíça preparar plano emergencial para não ficar no escuro; restrições vão de carros elétricos à decoração de Natal

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

11 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

consumo
No mês de março, foram emplacadas 3.851 unidades de elétricos e híbridos
Crédito:Jeep/Divulgação

Ações governamentais para economizar energia não são novidade. Mas uma situação inusitada está prestes a se tornar realidade na Suíça. O país alpino enfrenta o risco de desabastecimento de gás russo. Diante disso, o banimento dos carros elétricos está em pauta por lá. A restrição tem como objetivo atenuar a possível falta de energia elétrica durante o inverno no país, que costuma ser rigoroso. Mas a medida não é definitiva.

A situação é reflexo da crise energética na Europa por causa dos impactos da Guerra na Ucrânia. A sanção aos carros elétricos aparece na “Portaria de Restrições e Proibições ao Uso de Energia Elétrica”. Por ora, o plano está em fase de elaboração.

Estação de carregamento de carros elétricos da Telsa
Tesla/Divulgação

Publicidade


A princípio, o documento prevê duas fases distintas. A primeira é a “emergencial”, com três graus de restrições. A segunda, “crítica”, é ainda mais restritiva. Nessa situação, nem mesmo os enfeites de Natal ficarão de fora e terão de ser apagados. Quem curte assistir série e filmes pela internet, terá de abrir mão da alta definição, para que os servidores consumam menos energia. Dessa forma, estão contempladas a limitações diversas.

Em relação ao uso de veículos elétricos, a restrição mais severa prevê que apenas “deslocamentos essenciais”. Ou seja, idas ao trabalho e emergências médicas. Além disso, em um cenário de restrições mais leves o limite de velocidade nas rodovias do país pode diminuir. Assim, a máxima permitida vai baixar de 120 km/h para 100 km/h – andando mais devagar, os carros a baterias consomem menos energia e ganham autonomia.



Proibição inédita

A ideia de restringir a utilização de carros elétricos para economia de energia é inédita no mundo. Com 24% de sua frota composta por veículos elétricos ou eletrificados, outras restrições do pacote suíço chamam atenção. A portaria prevê ações como a limitação da temperatura de refrigeradores para 6º C. Para os secadores, o limite será de 40º C.


A Suíça é capaz de gerar até 60% de sua eletricidade por meio de usinas hidrelétricas. Entretanto, isso depende do derretimento do gelo acumulado em seus alpes durante a primavera e o verão. O país chega a exportar seu excesso de energia para os países vizinhos nas estações mais quentes do ano. Agora no inverno, será necessário importar energia da França e da Alemanha. Contudo, as sanções russas ao fornecimento de gás à Europa são um entrave. Resta saber se outros países da região seguirão o mesmo caminho.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião