Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16/10/2022 - 6 minutos de leitura.

Polestar 3 é SUV elétrico irmão do Volvo EX90 com autonomia de 610 km

Polestar 3 tem dois motores elétricos que geram o equivalente a 517 cv com pacote Power, vai ser feito em 2023 e já pode ser encomendado por cerca de R$ 480 mil

Polestar 3 tem construção sobre a nova plataforma SPA2, do Volvo EX90 Crédito: Polestar/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Polestar é uma marca de veículos que surgiu como uma divisão de esportivos da Volvo. Atualmente, as duas pertencem à chinesa Geely e focam o mesmo tipo de produto: SUVs elétricos. Como resultado, o Polestar 3, que deve estrear no fim de 2023, utiliza a mesma plataforma do Volvo EX90. A apresentação do futuro modelo da Volvo vai ser em novembro.


Leia Mais


Com tração nas quatro rodas, o Polestar 3 tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Segundo a marca, as bateria de íons de lítio têm capacidade de 111 kWh. Além disso, geram juntos o equivalente a 489 cv de potência e 85,6 mkgf de torque. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h deve ficar em torno dos 5 segundos.

Porém, os números podem ser ainda melhores. Com o Power Pack, são 517 cv e 92,7 mkgf, que garantem o 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Nesse caso, em vez das rodas de liga leve de 21 polegadas há o conjunto de 22″. A velocidade máxima de ambos vai ser de cerca de 200 km/h.

Continua depois do anúncio

Polestar 3 devolve eletricidade à rede

De acordo com a Polestar, o modelo 3 terá autonomia de 610 km, segundo o ciclo europeu WLTP. Além disso, o SUV trará sistema bidirecional de energia. Assim, a eletricidade armazena nas baterias vai pode voltar à rede. O sistema é parecido com o oferecido no Nissan Leaf.

Novo SUV Polestar 3 terá dois motores elétricos e tração nas 4 rodas; Fotos: Polestar

Além disso, o Polestar 3 tem sistemas semiautônomos de condução e ampla listas de equipamentos. Assim, com a ajuda de câmeras, sensores e radares, o modelo consegue “saber” tudo o que acontece no entorno. Da mesma forma, há dispositivos na cabine que evitam o risco de objetos, por exemplo. Bem como de crianças.


Dentre os equipamentos há câmeras com visão de 360°, head-up display, que projeta os dados do carro no para-brisa, maçanetas retráteis e teto de vidro. No pacote dinâmico há sistema de vetorização de torque, que distribui a força automaticamente, e suspensão com amortecedores adaptativos. De acordo com a Polestar, o modelo pesa 2.584 kg.

Como não há motor a combustão, dianteira não tem grade de ventilação

Na cabine, quase não há botões físicos

No visual, a dianteira do SUV se destaca pelos faróis de LEDs em formato de “T”. Além disso, como os dois motores são elétricos, não há grade para ventilação. Atrás, as lanternas são unidas por uma barra de LEDs na horizontal.


Assim como ocorro nos modelos da Volvo, na cabine chama a atenção o sistema de entretenimento. Nesse caso, a tela de 14,5 polegadas concentra vários ajustes de funções do carro por meio de toques. De acordo com a marca, não há botões físicos. O quadro de instrumentos é uma tela de 9″.

Lanternas traseiras são unidas por uma barra de LEDs na horizontal

Conforme a fabricante, houve uma grande preocupação com a origem dos materiais utilizados nos revestimentos. Assim, o que reveste os bancos tem certificação de bem-estar animal. Da mesma forma, é possível rastrear a lã dos acabamentos.


Acabamento tem materiais certificados, segundo a fabricante

O Polestar 3 vai ser produzido na fábrica da Volvo em Chengdu, na China), a partir de meados de 2023. Depois de cerca de um ano, deve começar a produção também na planta da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Seja como for, a marca já aceita encomendas na Europa, China e EUA. Segundo a fabricante, a versão de entrada vai ter preço sugerido de US$ 89.900, ou cerca de R$ 480 mil na conversão direta. Porém, se o cliente quiser o Power Pack, vai ter de desembolsar mais US$ 6.500, aproximadamente R$ 35 mil.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Segredos

Flagra: Chevrolet Blazer elétrico finaliza testes no Brasil e chega em breve

Segredos

BYD Seal X tem patentes reveladas e é hatch elétrico esportivo

Mercado

Recém-lançado, Hyundai Creta 2025 já está mais caro; veja preço

Lançamentos

Aceleramos: BYD Shark é picape híbrida plug-in tecnológica e poderosa

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS