Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

22/12/2020 - 3 minutos de leitura.

SUV Ferrari Purosangue é visto em testes em Maranello

Mula flagrada em ação ainda é protótipo feito com partes do Maserati Levante; Purosangue estreia em 2021 e será o primeiro SUV da Ferrari

Mula de testes do SUV Ferrari Purosangue foi visto em uma rodovia de Maranello, na Itália Crédito: Varryx/Youtube
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Um protótipo todo camuflado, ainda com carroceria provisória, foi visto recentemente acelerando em Maranello, na Itália. As peças emprestadas do SUV de luxo Maserati Levante confirmam que se trata do Purosangue, o aguardado primeiro utilitário esportivo da Ferrari.

Apesar de a marca italiana já falar do seu SUV há alguns anos, o Purosangue foi pouco visto até o momento. Entretanto, a sua estreia está cada vez mais próxima. A princípio, a Ferrari deve mostrar a versão final do modelo em 2021. E, então, as vendas terão início em 2022.

Em setembro deste ano, um porta-voz da marca italiana confirmou o fim da produção do cupê de duas portas e quatro lugares GTC4Lusso. Lançado em 2016, o superesportivo abre espaço na linha de montagem da marca em Maranello, para a chegada do Purosangue.

purosangue
Ferrari/Divulgação

GTC4Lusso serviu de mula

Com motor central-dianteiro e quatro assentos (configuração 2+2), o cupê GTC4Lusso serviu de “mula de testes” do Purosangue. Isso foi possível porque o superesportivo tem a mesma configuração de chassi prevista para o SUV. Por isso, a mecânica do modelo também deverá equipar o utilitário.

Purosangue eletrificado?

A versão mais simples do GTC4Lusso traz um V8 biturbo de 610 cv e 77,3 kgfm que deve servir muito bem ao Purosangue. Contudo, o SUV pode adotar também o poderoso 6.3 V12 aspirado de 690 cv e 71 kgfm, caso a marca queira mostrar aos clientes e fãs que o seu SUV é fiel às raízes.



O conjunto deve receber o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração integral nas quatro rodas. No GTC4Lusso, a versão V12 com a transmissão de dupla embreagem produz uma aceleração de zero a 100 km/h em rápidos 3,4 segundos.

Previsto para estrear entre o fim de 2021 e o início de 2022, o SUV da Ferrari também terá uma opção eletrificada. O Purosangue vai concorrer com Lamborghini Urus, Maserati Levante e Porsche Cayenne Coupé e, segundo executivos da marca, não decepcionará os fãs mais puristas.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais