Inédito fora da China, o SUV Haval Xianglong apareceu em público graças a imagens divulgadas pelo Ministério de Patentes do país. Apesar do porte similar ao do Jeep Commander, o visual do modelo é muito parecido com o do Land Rover Defender. A título de curiosidade, o jipão britânico agora é sua própria marca, inclusive. Já o SUV da Haval utiliza o mesmo conjunto mecânico do modelo H6 PHEV, à venda no Brasil.
Segundo o Ministério de Patentes chinês, o novo SUV mede 4,80 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,82 m de altura. Em comparação com o Commander, por exemplo, o Xianglong é 4 cm mais longo, 6 cm mais largo e 20 cm mais alto – ou seja, é razoavelmente maior.
Haval Xianglong é maior que Commander e H6
Ainda não se sabe se o modelo comporta seis ou sete pessoas como o Commander. Mas o SUV 4×4 chinês é também maior que o Haval H6, sendo 12 cm mais largo, 3 cm mais longo e 11 cm mais alto. Dessa forma, caso a GMW opte por vendê-lo no Brasil, acabaria como o topo de linha dos SUVs da marca, dadas as dimensões maiores.
Visualmente, os faróis circulares remetem ao antigo Defender, enquanto todo o exterior relembra a nova versão. Na traseira, as lanternas evidenciam mais ainda a semelhança entre o chinês e o britânico, e o estepe central conclui a linha de raciocínio. Ainda não há imagens da interna, mas espera-se um interior esmerado, como praxe da linha Haval.
Além das dimensões próximas, a comparação com o Haval H6 é inevitável, uma vez que eles utilizam o mesmo motor. O 1.5 turbo trabalha em conjunto com outros dois elétricos, um na dianteira e outro na traseira. Além disso, há duas variantes de potência: a primeira com motor dianteiro de 95 cv e traseiro de 203 cv, e a segunda com 110 cv na dianteira e 203 cv na traseira.
Seja como for, o motor 1.5 turbo sempre terá 163 cv. Não se sabe qual será a força total do novo produto da Haval, mas a autonomia elétrica será de 105 km. Por conta do maior peso e da aerodinâmica prejudicada, o Xianglong tem autonomia em modo elétrico menor que no H6 PHEV, com 170 km.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!