Rafaela Borges

16/09/2019 - 8 minutos de leitura. Atualizado: 17/09/2019 | 10:10

SUVs que estão chegando para ameaçar o Compass

De olho no Compass, vêm aí o VW Tarek, o Caoa Chery Tiggo 8 e o Ford Territory

Territory é um dos novos rivais do Compass Crédito: Ford/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Depois da enxurrada de SUVs compactos que foram lançados no último ano, chegou a hora das montadoras investirem também no segmento de utilitários médios. O principal alvo do grupo de novos modelos da categoria é o líder de vendas, Jeep Compass.

Em 2020, devem chegar ao mercado o Tarek, da Volkswagen, o Territory, da Ford, e o Tiggo 8, da Caoa Chery. O primeiro é o SUV com mais possibilidades de fazer frente ao imenso volume de vendas do Compass.

Principalmente porque atuará em conjunto com o SUV médio que a VW já oferece no Brasil, o Tiguan (leia detalhes mais abaixo). O Tarek, que será feito na Argentina, é um dos produtos da linha de SUVs da Volkswagen que está em fase de lançamento no Brasil.

Continua depois do anúncio

Por enquanto, vieram o compacto T-Cross e o Tiguan. Pelo menos outros dois SUVs estão planejados para os próximos anos.

 


De acordo com rumores, o Tarek terá uma única versão de motor. Trata-se do 1.4 TFSI de 150 cv que também está em modelos como Jetta e T-Cross, da Volkswagen. O propulsor tem 150 cv.

Pouco para enfrentar a linha Compass, que tem motores flexível e a diesel? Pode ser, mas é aí que o modelo, que será posicionado abaixo do Tiguan, contará com a ajuda do irmão para tentar vencer o Jeep em ação conjunta (leia mais abaixo).

Caoa Chery Tiggo 8

A vantagem do Tiggo 8 ante o Tarek e, ao menos por ora, também em relação ao Compass, são os sete lugares. O SUV da Caoa Chery será feito em Anápolis (GO) e terá motor 1.6 turbo com injeção direta e 200 cv de potência.


O modelo também promete vir com uma tecnologia que está apenas em modelos bem mais caros: o reconhecimento facial.

O preço do modelo ficará entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Ele será o topo de linha da Caoa Chery no País.

 


Veja mais: Todos os detalhes da nova geração do Land Rover Defender

Veja mais: detalhes da galeria

 

Ford Territory

O modelo da Ford virá inicialmente da China. Ele começa a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2020. Antes, será mostrado ao público durante o festival Rock in Rio, ainda no fim deste mês (a Ford é patrocinadora do evento).


A vantagem do Territory ante o Compass poderá ser o preço. A Ford quer trazê-lo por volta de R$ 110 mil. O campeão de vendas dos SUVs médios parte de R$ 117 mil.

Detalhes sobre o modelo não foram confirmados, mas ele poderá trazer o motor 2.0 que era usado no Focus argentino, com 178 cv.

E, por falar em Argentina, a produção do Territory na fábrica da Ford do País vizinho está em estudo, mas para um segundo momento – possivelmente 2021.


Compass se prepara

A Jeep não está de braços cruzados diante da movimentação da concorrência. O Compass também terá novidades em breve.

Uma das mais esperadas é o motor turbo, que poderá substituir o 2.0 flexível. E não apenas no Compass; Jeep Renegade e Fiat Toro – também produzidos em Goiana (PE) – podem receber esse novo propulsor.

Há rumores também sobre o desenvolvimento de uma versão de sete lugares para o Compass.


História do Compass

Desde o seu lançamento, no final de 2016, o Compass mostrou às montadoras rivais que um SUV médio, se bem posicionado, pode vender tanto quanto um compacto. Ou até mais.

Em 2017 e 2018, o Compass liderou as vendas da categoria de SUVs, à frente de todos os compactos. Neste ano, está atrás apenas do Renegade.

 


LEIA TAMBÉM

 

A lista de SUVs médios que foram lançados desde então inclui as novas gerações de Peugeot 3008, Honda CR-V e Chevrolet Equinox. Este ano, chegou o novo Toyota RAV4.


De todos eles, apenas um lançamento conseguiu vendas bem relevantes, mas nem sequer próximas das do Compass. Trata-se do Tiguan, que mensalmente tem entre mil e 1.300 exemplares emplacados.

É pouco perto do Jeep, cuja média mensal, em 2019, se aproxima das 5 mil unidades. No entanto, trata-se de um volume considerável para ser somado ao do Tarek, quando o modelo chegar.

Trunfos do Tiguan

O Tarek, a propósito, é a principal razão de a VW ter trazido apenas a versão Allspace (entre-eixos longos) do Tiguan. O modelo é superior ao Compass em dimensões.


O Tarek será menor, com porte mais próximo ao do modelo da Jeep. Isso ajudará a evitar forte competição por clientes entre os dois modelos da Volks.

Felipe Rau/Estadão

 


 

Além disso, entre os SUVs médios mais vendidos, é por ora o único a trazer sete lugares (nas duas versões mais caras). Ele tem também, como o Jeep, opção 4×4.

A linha é bastante variada, incluindo, além do motor 1.4 turbo, o 2.0 (igualmente turbinado). O preço inicial se aproxima dos R$ 130 mil.


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS