A lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos de julho divulgada pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, revela uma curiosidade. Quase metade do ranking dos 20 primeiros é composta por SUVs. No segmento, o posto de mais desejado pelo consumidor continua, no entanto, com o Renegade. O modelo da Jeep teve, no período, 6.855 emplacamentos.
No mais, o ranking continua sofrendo com verdadeira reviravolta. Para se ter ideia, o Chevrolet Tracker, duramente afetado pela crise dos chips, sequer aparece no ranking. Fora de produção na fábrica da GM, em São Caetano do Sul (SP), o SUV, contudo, vendeu apenas 244 unidades em julho. O desempenho, nesse sentido, apresentou forte queda perante a junho, quando vendeu 990 exemplares.
A estabilidade da produção da fábrica da Stellantis, entretanto, que fica em Goiana (PE), revelou alta na comercialização do Jeep Compass. De junho para julho, a princípio, o SUV pulou de 6.044 para 6.670 emplacamentos. Logo atrás do líder Renegade, o Compass teve a segunda melhor participação da categoria no mês passado. Respectivamente, os SUVs se posicionam com 12,8% e 10,6%.
Corolla Cross chega com tudo
O Toyota Corolla Cross, fabricado na planta da marca em Sorocaba (SP), mesmo tendo estreado só em abril no mercado de SUVs, já encosta na dupla da marca norte-americana. Foi, contudo, o terceiro SUV mais vendido de julho, com 5.068 emplacamentos. Conquistou, nesse sentido, a oitava posição do ranking geral de vendas. Na categoria, o exemplar da marca japonesa já tem 4,2% de market share.
Aliás, o Corolla Cross é o SUV mais vendido no varejo. O modelo teve 4.796 emplacamentos nessa modalidade. Enquanto isso, Renegade e Compass têm maior dependência das vendas diretas (voltadas a frotistas e empresas). Respectivamente, os modelos aparecem com 2.579 e 2.130 vendas no varejo. Ou seja, praticamente 1/3 é voltado à pessoas físicas.
Creta segue bem posicionado
Apesar de terem caído um pouco em relação a junho, as vendas do Hyundai Creta continuam indo bem. Mesmo prestes a mudar de geração (o novo modelo chega no fim do ano, teaser abaixo), o SUV da marca sul-coreana emplacou 4.268 em julho. Em junho, todavia, o modelo estava perto das 6.000 unidades.
Na Volkswagen, o T-Cross, que, entretanto, já chegou a ser o SUV mais vendido do Brasil, está com ligeira alta. Apesar das paralisações da planta da VW em São José dos Pinhais (PR) – onde é feito – o modelo vendeu 74 unidades a mais em julho quando comparado ao período anterior. Por fim, foram, no sétimo mês de 2021, 3.392 emplacamentos.
Nivus é mais um dos SUVs em alta
O Nivus, nesse sentido, também ficou melhor posicionado em julho. Subiu, contudo, da 19ª posição em junho (2.823) para o 14º posto, vendendo 3.505 unidades. Foram, dessa maneira, 682 unidades a mais. Isso porque o modelo – assim como o T-Cross – foi prejudicado pela inatividade da planta onde é produzido (São Bernardo do Campo, no ABC paulista). Lá, a montadora confirmou parada de um turno a partir de 19 de julho.
A princípio, a dupla da Volkswagen deverá sentir um baque nas vendas nos próximos meses. Afinal, as máquinas também foram desligadas por dez dias no fim de junho. No mais, quando anunciou a última paralisação, a ideia era ficar 20 dias, no mínimo, sem produzir carros novos por causa da escassez de semicondutores. É, por fim, a terceira paralisação da Volkswagen em 2021.
Confira a lista dos 20 SUVs mais vendidos de julho:
- 1º) Jeep Renegade – 6.855
- 2º) Jeep Compass – 6.670
- 3º) Toyota Corolla Cross – 5.068
- 4º) Hyundai Creta – 4.268
- 5º) Volkswagen Nivus – 3.505
- 6º) Volkswagen T-Cross – 3.392
- 7º) Nissan Kicks – 3.029
- 8º) Renault Duster – 2.532
- 9º) Honda HR-V – 2.338
- 10º) Citroën C4 Cactus – 2.285
- 11º) Toyota SW4 – 1.308
- 12º) Caoa Chery Tiggo 5X – 1.109
- 13º) Volkswagen Taos – 1.026
- 14º) Peugeot 2008 – 975
- 15º) Caoa Chery Tiggo 8 – 906
- 16º) Caoa Chery Tiggo 2 – 539
- 17º) Caoa Chery Tiggo 3X – 515
- 18º) Mercedes-Benz GLB – 498
- 19º) Renault Captur – 473
- 20º) Chevrolet Trailblazer – 435