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Suzuki eVX antecipa linhas do primeiro carro 100% elétrico da marca
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Suzuki eVX antecipa linhas do primeiro carro 100% elétrico da marca

O conceito da Suzuki está exposto em feira de veículos da Índia e foi concebido para ter tração 4x4, dois motores elétricos e autonomia de cerca de 550 km

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13 de jan, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Suzuki
Suzuki eVX deve percorrer até 550 km com apenas uma recarga
Crédito:Suzuki/Divulgação

A Suzuki acaba de revelar o carro conceitual eVX. O protótipo está exposto no Auto Expo Índia, salão de veículos que vai até a próxima quarta-feira, 18, em Nova Delhi. Embora seja um conceito, o modelo antecipa as linhas do futuro SUV da marca. A versão final será o primeiro produto 100% elétrico da fabricante japonesa, com estreia na Europa prevista para 2025.

Suzuki
Suzuki/Divulgação

Por ora, a Suzuki foi econômica nas informações sobre a novidade. Um dos poucos detalhes divulgados são as dimensões. De acordo com a marca, o eVX tem 4,3 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,60 m de altura. Ou seja, números bem próximos aos do Creta. Conforme a Hyundai, o SUV fabricado também no Brasil mede, respectivamente, 4,29 m, 1,78 m e 1,63 m.

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Segundo o presidente da empresa, Toshihiro Suzuki, o eVX terá baterias com cerca de 60 kWh de capacidade. Desse modo, a autonomia gira em torno dos 550 km. Como o carro virá com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, haverá tração 4×4, uma das características do “DNA da Suzuki”, de acordo com seu presidente. Além disso, nada mais foi revelado sobre este ou outros futuros produtos.

Suzuki
Suzuki/Divulgação

Seja como for, o novo visual do SUV agrada. Sobretudo porque agrega as principais tendências de estilo atuais. Nesse sentido, há luzes de uso diurno posicionadas acima dos faróis principais e lanternas traseiras unidas por barra horizontal, bem como caída acentuada da linha de teto na parte posterior.


Assim, o eVX não chega a ser um SUV cupê, mas está neste caminho. Inclusive, o novo carro tem caixas de rodas proeminentes e bons ângulos de entrada e saída. Portanto, mantém algumas das características que ajudaram a construir a fama dos carros da Suzuki.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.