SUVs
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

T-Cross, Kicks, Creta e mais: veja os SUVs mais vendidos de maio

Mesmo com o mercado em queda na comparação com abril, quase metade do top ten dos SUVs venderam mais no mês passado; veja números

Por Vagner Aquino 05 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Por conta de feriados, maio foi um mês com um dia útil a menos na comparação com abril. Isso, a princípio, torna qualquer queda de vendas justificável. Entretanto, ao contrário do mercado em geral, que caiu quase 12%, no segmento de SUVs, teve modelo que registrou vendas maiores neste último mês. É o caso, por exemplo, do líder da categoria, o Volkswagen T-Cross, que fechou com 6.501 emplacamentos contra 6.224 do período anterior, de acordo com números da Fenabrave.

A associação que reúne os concessionários do País aponta, ainda, que o vice-líder Nissan Kicks também registrou alta nos números. Saltou de 4.582 unidades para 5.916 de abril para maio. Assim, foi da quinta para a segunda posição de um mês para o outro. Embora tenha se mantido em terceiro lugar entre os SUVs mais vendidos, o Hyundai Creta pulou de 5.335 para 5.739 registros.

Nissan Kicks SUVs mais vendidos
Nissan Kicks conquistou a vice-liderança da categoria em maio (Nissan/Divulgação)

Nem tudo é comemoração

Enquanto alguns comemoraram, outros, amargaram queda. O Chevrolet Tracker saiu da vice-liderança em abril para o quarto lugar em maio. Respectivamente, 5.670 e 4.613 unidades negociadas. Por outro lado, o Toyota Corolla Cross, como o Jornal do Carro antecipou recentemente, lucrou com a reestilização recebida em abril. Desse modo, saiu da décima posição em abril (3.754 emplacamentos) para o quinto lugar do ranking de maio, com seus 4.565 emplacamentos.

Daí em diante, quase todos os modelos do top ten caíram de abril para maio. O Volkswagen Nivus foi de quarto para sexto, o Jeep Renegade, de sexto para sétimo, o Honda HR-V, de sétimo para oitavo e o Jeep Compass, de oitavo para décimo. Apenas o Fiat Fastback manteve a nona posição. Ainda assim, vendeu 296 unidades a menos na comparação com o quarto mês do ano.

SUVs
Tracker vendeu 1.057 unidades a menos em maio na comparação com abril (Chevrolet/Divulgação)

Confira os dez SUVs mais vendidos de maio:

1º) Volkswagen T-Cross: 6.501
2º) Nissan Kicks: 5.910
3º) Hyundai Creta: 5.739
4º) Chevrolet Tracker: 4.613
5º) Toyota Corolla Cross: 4.565
6º) Volkswagen Nivus: 4.546
7º) Jeep Renegade: 4.173
8º) Honda HR-V: 3.660
9º) Fiat Fastback: 3.589
10º) Jeep Compass: 3.282

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.