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T-Cross, Kicks, Tracker: veja os 15 SUVs mais vendidos de março
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T-Cross, Kicks, Tracker: veja os 15 SUVs mais vendidos de março

Creta perde a liderança entre os SUVs e termina o mês na quarta colocação; os dois modelos mais vendidos vão mudar em breve

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

03 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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T-Cross The Town suvs março
Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido de março; modelo ganhou edição especial do festival The Town no ano passado
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Depois de quatro meses seguidos na liderança do segmento de SUVs, o Hyundai Creta perdeu a coroa em março, que retornou para o Volkswagen T-Cross – o SUV mais vendido de 2023. Mas, curiosamente, a quarta posição do Creta não ocorreu por conta de uma queda brusca nas vendas, já que o modelo praticamente empatou os emplacamentos em relação ao mês anterior (4.317 em março e 4.385 em fevereiro, uma diferença de apenas 68 carros). Foram os rivais que cresceram.



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O T-Cross, por exemplo, amargou uma sexta colocação em janeiro (3.358 emplacamentos), mas começou a se recuperar em fevereiro, quando ficou com a medalha de bronze da categoria (4.039 carros). Já em março, contudo, o SUV compacto retornou à liderança do ranking com 5.462 unidades vendidas – crescimento de mais de 35% sobre fevereiro.

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O que até surpreende, uma vez que o modelo está prestes a receber uma reestilização, o que normalmente é motivo de queda nas vendas, seja pela falta de carros nas lojas por conta das trocas na linha de produção, seja porque os consumidores preferem aguardar a chegada do veículo novo.

Nissan Kicks SUVs mais vendidos
Nissan/Divulgação

Kicks leva prata entre os SUVs

Com 5.039 emplacamentos, o Kicks também deu um belo salto nas vendas em março, registrando crescimento de quase 29% sobre fevereiro, quando licenciou 3.907 unidades. Além disso, o SUV nipo-brasileiro, que fechou 2023 como sexto mais vendido do segmento, terá uma nova geração no ano que vem, que será maior e terá motor turbo.


Em seguida, na terceira posição, aparece o Chevrolet Tracker, que também cresceu cerca de 28% sobre o mês anterior, com 4.711 unidades. Por fim, após o Creta em quarto, o Jeep Compass completa o Top 5, com 3.971 emplacamentos. Veja abaixo a lista completa com os 15 SUVs mais emplacados do mês de março.

15 SUVs mais vendidos de março

  • 1 – Volkswagen T-Cross – 5.462
  • 2 – Nissan Kicks – 5.034
  • 3 – Chevrolet Tracker – 4.711
  • 4 – Hyundai Creta – 4.317
  • 5 – Jeep Compass – 3.971
  • 6 – Volkswagen Nivus – 3.915
  • 7 – Jeep Renegade – 3.881
  • 8 – Fiat Fastback – 3.819
  • 9 – Honda HR-V – 3.656
  • 10 – Toyota Corolla Cross – 3.326
  • 11 – Fiat Pulse – 3.038
  • 12 – Caoa Chery Tiggo 5x – 2.464
  • 13 – Renault Duster – 2.208
  • 14 – Caoa Chery Tiggo 7 – 1.745
  • 15 – BYD Song Plus – 1.450

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.