Você está lendo...
VW Polo faz jus ao Gol e é líder de vendas; T-Cross também sobe
Notícias

VW Polo faz jus ao Gol e é líder de vendas; T-Cross também sobe

Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em 2024 e soma 27.263 unidades entre janeiro e março; hatch supera a picape Fiat Strada

Vagner Aquino, especial para o Estadão

02 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Polo Track
Polo é vendido em várias configurações de acabamento e pega desde clientes do segmento de agronegócios até os que buscam esportividade
Crédito:Leo Souza/Estadão

Depois de algumas tentativas, eis que o Volkswagen Polo repetiu o feito do saudoso Gol e conseguiu a liderança das vendas de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro. E não é só no mês. Além de emplacar mais de 11 mil unidades em março – ultrapassando a ex-líder Fiat Strada em quase 2.000 unidades -, o hatch da VW teve 27.263 registros entre janeiro e o mês passado, conquistando o topo do pódio também no acumulado de 2024. O novo integrante do line-up, o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta, certamente contribuiu com o resultado.



Além de Polo e Strada, números preliminares apontam que o Chevrolet Onix (7.753) ocupa o terceiro posto do pódio. E, por fim, fecham o top five, Fiat Argo e Volkswagen T-Cross com, respectivamente, 6.850 unidades e 5.463 unidades. Por falar nisso, este último – que será reestilizado em breve – é o SUV mais vendido do mês. Assim, já soma 12.860 unidades emplacadas no acumulado do ano. De qualquer forma, as vendas no acumulado do ano ficam atrás de concorrentes, como Hyundai Creta e Nissan Kicks, por exemplo.

Polo
Tiguan ganhará novo visual em breve (Volkswagen/Divulgação)

Publicidade


VW é a marca mais vendida

Além ter o carro mais vendido do mercado e o SUV mais emplacado do mês, a Volkswagen também é a marca que mais cresceu em volume neste ano. As vendas da fabricante somaram 76.834 unidades só em 2024. Para comparação, entre janeiro e março de 2023, foram 59.724 registros. Ou seja, 17.110 unidades a mais de um ano para o outro.

Esse volume de vendas representa crescimento de 29% da Volkswagen em 2024 ante a 2023 (janeiro a março). Número, aliás, acima da indústria, que cresceu 11% no mesmo período. A marca também está consolidada na vice-liderança de mercado com 15,9% de market share no acumulado de 2024 e 17,5% no mês de março. O primeiro lugar continua com a Fiat.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.