A Volkswagen finalmente revelou nesta quinta-feira (17) o nome do seu novo SUV, que será lançado no início de 2021 no Brasil e nos países vizinhos. Até então chamado de Tarek, o primeiro utilitário médio-compacto da marca se chamará Taos. Ele será revelado no próximo dia 13 de outubro, em transmissão simultânea pela internet para os mercados das Américas do Sul e do Norte.
O Taos é um dos modelos que integram o plano da “ofensiva SUV” da marca alemã. No mercado brasileiro, será rival direto do Jeep Compass e do também estreante Ford Territory. Dentro da gama Volkswagen, o Taos ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace. A expectativa é a que ele fique em uma faixa de preços que vai de R$ 130 mil a R$ 150 mil.
Leia Mais
Por enquanto, a montadora apenas anunciou o nome e confirmou o que já sabíamos. A Volkswagen informa que “o Taos será caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como um design moderno e motores e transmissões de última geração”. O SUV vem para obter alto volume de vendas. A expectativa é a de que ele brigue pela liderança do segmento, hoje dominado pelo Compass. O objetivo da marca é repetir na categoria o mesmo sucesso que o T-Cross tem feito no segmento inferior.
As vendas deverão se concentrar no modelo de tração dianteira e motor 1.4 TSI turbo flexível de quatro cilindros, que gera 150 cv e 25,5 mkgf de torque. O câmbio automático terá seis marchas. Mas o modelo também deverá ter uma versão GTI, com motor 2.0 turbo e tração integral.
Taos é diferente do chinês Tharu
O Taos não será cópia fiel do carro comercializado na China, e que se chama Tharu. Embora basicamente se trate do mesmo carro, o SUV produzido no país vizinho terá grade em formato de colmeia e estilo mais esportivo. Haverá duas barras cromadas. Apenas a de baixo sustenta o logotipo da VW – que também é novo, a exemplo do que equipa o Nivus. No SUV chinês, os dois filetes prateados estão no centro da grade.