Você está lendo...
Tesla planeja carro sem volante para 2020
Tecnologia

Tesla planeja carro sem volante para 2020

Plano da Tesla é colocar robôs-táxis em Nova York e São Francisco

Redação

25 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Model 3
Sistema autônomo do Tesla Model 3
Crédito:Mike Blake/Reuters
Tesla Model 3

O carro autônomo pleno estava previsto para 2020. Porém, a maioria das montadoras já atrasou o cronograma. A Tesla, não.

A fabricante norte-americana promete mostrar o carro totalmente autônomo, inclusive sem volante, já em 2020. A ideia é lançar esses veículos por meio de chamados robôs-táxis.

Na prática, são táxis que dispensam motorista. A Tesla quer colocar exemplares dos robôs-táxis nas ruas de duas cidades, Nova York e São Francisco – a capital mundial da tecnologia.

Publicidade


O anúncio sobre esses planos foram feitos durante uma conferência da Tesla no início da semana, pelo presidente da companhia, Elon Musk. Na ocasião, foi apresentado também um chip que tem o objetivo de melhorar os sistemas semiautônomos que a montadora já tem disponível em seus carros.

Entraves da Tesla

O entrave da Tesla para lançar os robôs-táxis já no ano que vem é a legislação. Nos EUA, carros 100% autônomos só são permitidos em algumas cidades de Estados como Nevada, unicamente para testes de tecnologia.

Na Europa, também ainda não há legislação que permita a dispensa do motorista. A Audi, por exemplo, ainda não conseguiu habilitar seus sistema autônomo de nível 3 (o primeiro do mundo) no A8 nem mesmo na Alemanha.


LEIA TAMBÉM

Atualmente, os carros têm o sistema de nível 2, capaz de dispensar o motorista por alguns segundos em determinadas situações. Essa tecnologia, no Brasil, está disponível em todos os modelos da Volvo, no Mercedes-Benz Classe E, no BMW Série 3 e no Audi A4, entre outros.

Já os robôs-táxis que a Tesla pretende lançar são de nível 5, o último grau da autonomia veicular – por dispensar o motorista. Para 2022, a empresa quer lançar esse tipo de carro (também sem pedal) comercialmente.


Serviços

A Tesla quer colocar, em 2020, os robôs-táxis em testes por meio de parcerias. Entre os possíveis parceiros estão o aplicativo Uber.

Oferecer os robôs-táxis para serviços de compartilhamento veicular é outro objetivo.

 


Vídeo da semana: Avaliação da Triumph Speed Twin

 


Deixe sua opinião