Você está lendo...
Tesla libera jogos de videogame na multimídia com carro no Auto Pilot
Notícias

Tesla libera jogos de videogame na multimídia com carro no Auto Pilot

Recurso permite que motoristas de Tesla joguem videogame enquanto o carro se movimenta; tecnologia, porém, gera controvérsias

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

12 de dez, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Model 3
Ex-diretor afirma que o veículo chegou a bater em uma cerca no meio do processo
Crédito:Tesla/Divulgação

Uma recente atualização de software (feita no modo remoto over-the-air) permitiu à Tesla adicionar games a maioria dos carros de seu portfólio. Nesse sentido, a empresa de veículos elétricos de Elon Musk passou a permitir que motoristas joguem videogame por meio da tela central do veículo, mesmo enquanto dirigem.

De acordo com o jornal The New York Times, os jogos podem ser jogados tanto pelo motorista quanto pelo passageiro, o que levanta novas questões sobre segurança a bordo dos carros da Tesla. Fica o dilema: até que ponto a tecnologia pode avançar?

Tesla/Divulgação

Publicidade


Até então, os jogos de videogame só podiam ser reproduzidos com o veículo parado. Com a nova regra, entretanto, há apenas a emissão de um aviso sonoro. Dependendo do game, já na tela inicial, aparece a seguinte descrição: “Trata-se de um jogo para todas as pessoas, mas apenas passageiros devem jogar com o carro em movimento”.

Dá para burlar

Na prática, todavia, o sistema pode ser perfeitamente burlado. Em síntese, embora o jogador deva indicar que não está dirigindo, nada o impede de ignorar o aviso e jogar o game. A situação é preocupante. Afinal, dados da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) indicam que, nos Estados Unidos, mais de 3.100 pessoas morreram em decorrência de acidentes envolvendo motoristas distraídos. Os dados são de 2019.

O órgão ainda aponta outra combinação perigosa entre direção autônoma e motoristas distraídos. Isso causou, pelo menos, 12 mortes no trânsito desde 2016. Em todos os casos, modelos da Tesla no modo piloto automático. Nesse sentido, a NHTSA pode intervir na decisão de inclusão dos games. E orientar ou mesmo regulamentar a ação. A Tesla, que não tem assessoria de imprensa, não comentou o caso até o momento.


Tesla Model S acidente
Reprodução

Motorista dorminhoco

O sistema de piloto automático da Tesla enfrenta diversas críticas – com base em fatos. No Brasil, houve polêmica recente. Um flagra mostrou um motorista dormindo ao volante de seu Model 3. O caso (vídeo abaixo) foi registrado na Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral paulista. À imprensa, Rafael Zamarian Leonhardt, o dono do Tesla filmado, afirmou que estava usando o Auto Pilot. Contudo, garante que estava acordado, mas apenas em uma posição mais confortável.

Tesla Auto Pilot
Reprodução/Youtube

Independente de estar ou não com atenção na pista, a ausência de intervenção do motorista é uma ação arriscada. E é contra a lei. De acordo com a Tesla, o sistema atual – considerado de nível 2 -, exige que os condutores mantenham as mãos no volante. Assim, a tecnologia funciona para auxiliar o motorista. Ou seja, não serve para dirigir por ele.

Do lado técnico, cabe salientar que o sistema é composto por oito câmeras e 12 sensores. Dessa maneira, permitem ao veículo acelerar, fazer curvas e frear automaticamente. Manutenção de faixa também faz parte do pacote.


E se você pensou: “Ah, então carro dirige sozinho”. Mas não é assim. Para se ter ideia, apenas o nível 5 – em desenvolvimento pela Tesla – será capaz de conduzir o veículo sem qualquer intervenção do motorista. Seria, neste caso, um veículo 100% autônomo.

Mãos no volante

Portanto, cabe salientar que nenhum modelo de veículo atualmente permite tirar as mãos da direção por tempo indeterminado. Muitos carros, aliás, solicitam – por meio visual e sonoro – que o motorista coloque as mãos no volante após alguns segundos sem intervenção. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a legislação considera conduta irregular, até mesmo, dirigir apenas com uma das mãos.

Salvo situações como manusear o sistema de entretenimento do veículo ou trocar de marcha, as duas mãos devem sempre estar no volante. Do contrário, o motorista pode levar multa gravíssima. Além de desembolsar R$ 293,47, o infrator ganha sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


À época da polêmica, o vice-presidente da Abramet, Dr. Ricardo Hegele, conversou com o Jornal do Carro. Ele destacou a extrema necessidade de atenção na via. “Nós precisamos de uma infraestrutura para que esses veículos possam se locomover de forma segura. Mais que isso. Se faz necessária a infraestrutura comportamental. Falhas acontecem. Por isso, precisamos de um condutor capacitado física e mentalmente”.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião