Você está lendo...
Dono do Tesla que dirigia sozinho em São Paulo fala sobre o caso
Legislação

Dono do Tesla que dirigia sozinho em São Paulo fala sobre o caso

Motorista que viralizou na internet por estar aparentemente dormindo ao volante de um Tesla Model 3 diz afirma que estava atento à estrada

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Model 3 elétricos direção semiautônoma
Cerca de 500 unidades de Tesla Model 3 serão vendidas com alta quilometragem e pequenos danos
Crédito:Tesla/Divulgação

Na semana passada, o Jornal do Carro noticiou um evento curioso que aconteceu na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Um vídeo, gravado por um rapaz na estrada, flagrou um motorista que parecia estar dormindo ao volante de um Tesla Model 3. As imagens rapidamente viralizaram e, então, chegou até o condutor do modelo de luxo.

O motorista se identificou como Rafael Zamarian Leonhardt. Em entrevista para o site Olhar Digital, o empresário afirmou que viaja de Santos para São Paulo todos os dias, e que procura fazer isso em uma posição confortável. Porém, Leonhardt garante que não estava dormindo ao volante do seu Tesla Model 3. Veja o vídeo:

Crédito: Canal Rede Caparaó

Publicidade


”É uma posição mais cômoda, já que o piloto automático na Imigrantes, com nossos queridos caminhoneiros que ”comem faixa”, provoca belas travadas no freio e me posiciono de modo a estar pronto pra assumir caso isto ocorra, com o pé próximo do acelerador”, afirmou o empresário.

Além disso, Rafael afirmou que, na verdade, quem cometeu infração foi o motorista que fez a gravação do Tesla no modo Auto Pilot.

”A maior infração era do motorista filmando, que inclusive mais à frente me obrigou a me distanciar dele indo pra direita, devido às manobras arriscadas que presenciei na ânsia de filmar com criança no colo da mãe. Sem cinto inclusive!”, disse Leonhardt.




Mãos no volante

O sistema atual da Tesla é considerado de nível 2, ou seja, semiautônomo. Dessa forma, ele funciona, apenas, como auxílio ao motorista. Por isso, não se pode tirar as mãos do volante e, muito menos, os olhos da estrada.

”As mãos as retiro e coloco no volante com frequência, pois o piloto automático, ao menos aqui, não permite a direção sem que sinta atenção do motorista. E um dos pontos de verificação são tensões no volante pra ver se o motorista está atento aos pedidos de contato no volante, frequentes”, afirmou Rafael.

Tesla Model 3
Tesla/Divulgação

Leis de trânsito

Para entender melhor o assunto, o Jornal do Carro procurou a Abramet para comentar sobre o assunto. No depoimento, o vice-presidente, Dr. Ricardo Hegele, reforçou que tirar as duas mãos do volante é uma infração de trânsito gravíssima. Fora, também, a necessidade de atenção na via.

”Nós precisamos de uma infraestrutura para que esses veículos possam se locomover de forma segura. Mas, mais que isso, precisamos de uma infraestrutura comportamental”. E complementa. “Nunca podemos esquecer que as falhas acontecem e por isso precisamos de um condutor capacitado física e mentalmente para fazer as correções necessárias e prestar atenção”, comentou.

Tesla Auto Pilot
Reprodução/Youtube

Piloto automático

Na conversa, o motorista do Tesla afirmou que utiliza o piloto automático 100% das vezes na estrada porque ele auxilia, principalmente, nas ultrapassagens. Além disso, ele complementa falando que, até o momento, não chegou a ter nenhum conflito com a autoridade.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião