Sempre no miolo das maiores polêmicas que envolvem o mundo dos automóveis está Elon Musk. O empresário é dono da Tesla, que se tornou uma das fabricantes de veículos mais conhecidas do mundo. A princípio, a marca norte-americana já chegou a ser a que mais vende elétricos no mundo. Inclusive, dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (26) pela Jato Dynamics e pela Car Industry Analysis apontam que o Model Y conquistou o título de carro mais vendido de 2023.
Contudo, polêmica não falta no histórico da Tesla. Quem aí não se lembra dos diversos acidentes envolvendo modelos de condução semiautônoma, ou outros que explodiram instantaneamente? Mas, afinal, que carros são esses? Para quem não sabe, o portfólio tem alguns modelos que vão de conversíveis compactos a caminhão. Nem todos estão à venda oficialmente. Confira abaixo os principais detalhes de cada um deles.
Model 3
Nascido em julho de 2017, o primeiro Tesla disponível para compradores reais, com preço acessível, caiu no gosto do consumidor. Desse modo, ultrapassou 1 milhão de vendas em 2021. Foi, em síntese, o primeiro carro elétrico a registrar essa marca, conquistando o título de EV mais vendido do mundo.
Model Y
Com base no Model 3, mas em configuração SUV, o Model Y chegou no início de 2020 aos Estados Unidos. Na Europa, passou às mãos dos primeiros compradores só em 2022. O modelo de cinco lugares também circula no Brasil, por meio de importação independente. E acaba de conquistar o primeiro lugar no ranking dos mais vendidos do mundo.
Model X
O Model X é um carro voltado à famílias. Com sete lugares tem portas no formato “Falcon Wing”, como diz a marca (asas de falcão, em português). No total, a motorização elétrica, a versão mais potente ronda os 500 cv. Alcança 420 km de alcance (ciclo WLTP).
Model S Plaid
Revelado em 2021, o Tesla Model S Plaid é considerado um dos carros elétricos mais velozes do mundo. O sedã é equipado com três motores que entregam 1.020 cv de potência. A autonomia é de 624 km. Aceleração: 2 segundos para chegar aos 100 km/h.
Cybertruck
Depois de anos de promessa, a picape Cybertuck finalmente chegou às mãos dos primeiros compradores. A versão de entrada da picape com tração traseira possui 400 km de autonomia, 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
Model S Shooting Brake
Ainda não existe versão perua na Tesla (nem deve haver, porque os SUVs tomaram o lugar desse tipo de carro). Mas nem por isso os entusiastas ficariam de fora. Assim, algumas soluções de pós-venda surgiram ao longo dos anos. A empresa britânica QWest, por exemplo, foi a primeira. Mas a versão da foto, feita na Holanda pela RemetzCar, rendeu a fabricação de 20 unidades.
Roadster (MkI)
A história da Tesla começa, oficialmente, em 2006, com um conversível. Baseado no Lotus Elise, o Roadster foi o primeiro carro elétrico a usar baterias de íons de lítio. Tinha alcance superior a 320 km (surpreendente, afinal, estamos falando de quase duas décadas atrás). Mesmo com visual bacana e 0 a 100 Km/h em apenas 4 segundos, não foi para frente. E era visto com desconfiança pelo mercado.
Roadster (MkII)
Sempre é válido tentar. Assim, em 2017, a Tesla apresentou o Roadster de segunda geração. A aposta era ser o carro mais rápido do mundo. Com 0 a 100 km/h em 1,9 segundo e alcance superior a 480 km. Velocidade máxima: 402 km/h
Tesla Semi
A Tesla tem até caminhão. O Semi, em síntese, já passou por testes na PepsiCo, por exemplo. Tem três motores elétricos independentes no eixo traseiro que o impulsionam. Alcance: mais de 800 km com uma carga. 0 a 100 km/h em 20 segundos.
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