O asfalto remendado e a pintura de faixa com várias falhas, no sul da Bahia, foram úteis para testar o Hyundai HB20 2020. O pavimento com vários remendos e alguns buracos serviu para revelar uma das evoluções do modelo.
Pode-se questionar o estilo, mas em termos de suspensão a melhora é clara. O novo modelo consegue conciliar alta estabilidade com conforto. No HB20 anterior, a suspensão garantia estabilidade, mas com sacrifício do conforto. Foi-se a firmeza, ficou a suavidade.
Outra boa novidade é o leitor de faixa que consegue identificar até mesmo pintura inexistente. De acordo com a Hyundai, o dispositivo tem memória capaz de perceber faixa que havia na estrada e subitamente desapareceu. Nesse caso, ele alerta o motorista, mesmo sem pintura no chão.
Para a avaliação, a Hyundai colocou à disposição apenas a versão topo de linha, Diamond Plus, com as carrocerias sedã (R$ 81.290) e hatch (R$ 77.990). Ela vem com motor 1.0 turbo de injeção direta, de 120 cv de potência e 17,5 mkgf a apenas 1.500 rpm.
- Veja os preços e equipamentos da linha 2020 do HB20
- Onix 2020 x HB20 2020: confira todas mudanças das novas gerações
Avaliamos os dois, e ambos têm comportamento muito semelhante. Afinal, não poderia ser diferente. À distância entre eixos é a mesma (2,53 m). E, embora o sedã seja 32 cm mais comprido, ele pesa apenas 29 kg a mais.
Em ambos os caso, basta uma leve pressão no acelerador para o modelo embalar com facilidade. O motor de três cilindros é silencioso e não apresenta vibração. O câmbio automático tem seis marchas, e há borboletas para trocas no volante.
- Navio com 4 mil Kia e Hyundai vira nos Estados Unidos
- Chevrolet Onix Plus 2020 pega fogo em pátio da GM; assista ao vídeo
O rodar silencioso revela outra qualidade da suspensão. A única ressalva é quando o carro passa sobre pedriscos soltos. Nesse caso, o carro denuncia que o isolamento acústico das caixas de rodas poderia ser melhor.
Por dentro, o acabamento exibe boas texturas, mas o plástico é rígido, acompanhando o padrão da categoria. O sedã oferece revestimento de couro claro. Já o hatch tem interior mais escuro. O HB20X (que não foi colocado para avaliação) oferece alguns detalhes na cor laranja.
Jornalista viajou a convite da Hyundai
Hyundai HB20 1.0 TGDI Diamond Plus
Preço: R$ 77.990
Potência (cv): 120 a 6.000 rpm
Torque (mkgf): 17,5 a 1.500 rpm
Câmbio: Automático, seis marchas
Comprimento: 3,94 m
Entre eixos: 2,53 m
Porta-malas: 300 litros
Fonte: Hyundai
Prós e contras – Hyundai HB20 2020
Prós – Dirigibilidade
Motor tem bom fôlego, a suspensão alia conforto com estabilidade, e direção e freios também agradam
Contras – Nível de equipamentos
Apenas as versões mais caras oferecem itens como quatro air bags, sistema de monitoramento de pressão nos pneus e volante revestido de couro. Nenhuma tem luz diurna.