A RAM 1500 Rebel quebra vários paradigmas. A picape grande, que não cabe em qualquer lugar, vem dos Estados Unidos. Portanto, sua importação não conta com benefícios fiscais. O motor V8 tem apenas duas válvulas por cilindro – tecnologia para lá de ultrapassada – e é movido a gasolina. Assim, faz até 6,6 km por litro na estrada, segundo dados da marca. Ou seja, para encher o tanque o motorista terá de desembolsar cerca de R$ 600. Isso considerando os preços médios dos postos da capital paulista. Além disso, sua tabela é de R$ 443.860 (em São Paulo). Mesmo assim, a espera por uma unidade nova pode chegar a dez meses, de acordo com a fabricante.
Para entender o que pode fazer alguém pagar tanto por um carro assim, é preciso gostar de dirigir. E, obviamente, dirigir a RAM 1500 Rebel. Isso porque até para entrar em estacionamentos de prédios, shoppings ou supermercados, não é raro ter de fazer várias manobras. Além disso, a picape, que tem 5,93 metros de comprimento normalmente fica com um bom pedaço para fora da vaga. Para comparação, são 60 cm a mais que uma Toyota Hilux de cabine dupla.
Além disso, a RAM 1500 Rebel não é um modelo para pessoas discretas. A picapona se destaca em qualquer lugar. Além do porte avantajado, seu visual chama muito a atenção. Sobretudo no caso da unidade avaliada, da versão Level II, que tinha todos os equipamentos disponíveis no mercado brasileiro. Entre os destaques, os faróis e as lanternas traseiras são de LEDs. Por sua vez, a grade dianteira, a parte inferior do para-choque e as rodas de 8 x 18 polegadas calçadas com pneus 275/65 R18 têm acabamento preto.
Picape repleta de tecnologia
Atrás, além da tampa da caçamba, que pode ser aberta na vertical ou na horizontal, há dois nichos nas laterais onde é possível transportar objetos longos. Localizados sobre as caixas de rodas, têm capacidade de 103,4 litros cada e tampa com chave. Seja como for, também dá para destravá-la por aproximação. Além disso, o compartimento do lado esquerdo tem tomada de 115 volts e iluminação.
Como a picape é muito grande – são 2,08 metros de altura e 24,9 cm de vão livre do solo -, h´á vários recursos para facilitar a vida do motorista. Por exemplo, na parte superior das extremidades dos enormes retrovisores há um espelho menor que permite ampliar a área de visão traseira. Além disso, ao acionar a marcha a ré o retrovisor interno digital projeta imagens da câmera na traseira em uma tela de LCD.
Se o interessado ficar em dúvida sobre comprar ou não a RAM 1500 Rebel após vê-la por fora, muito provavelmente vai fechar negócio depois de se sentar ao volante. O acabamento é para lá de caprichado e todos os comandos ficam à mão motorista. O quadro de instrumentos tem tela de 7″ configurável que facilita a leitura e o sistema multimídia Uconnect 4C 12 NAV é compatível com celulares com Android Auto e Apple CarPlay. Há uma segunda tela de 12 polegadas instalada no meio do painel dianteiro em posição vertical. Ela pode mostrar duas funções ao mesmo tempo. Bem como permite acessar vários sistemas da picape.
Ram 1500 Rebel tem 9 portas USB
É o caso, por exemplo, do navegador GPS, do ar-condicionado digital de duas zonas, das câmeras de 360° e do sistema de som da Harman Kardon. O equipamento gera potência de 900 watts, tem 19 alto-falantes, subwoofer e dispositivo de cancelamento de ruídos. Carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico e ajuste automático do facho do farol (alto e baixo) são de série. Bem como o acionamento automático dos limpadores de para-brisa e faróis. É possível dar a partida do motor de modo remoto. Além de travar e destravar as portas sem usar a chave.
Também chamam a atenção o grande teto solar e o revestimento de couro no volante – que é multifuncional, tem aquecimento e ajustes elétricos –, bancos, painel dianteiro e laterais das portas. Aliás, os assentos também têm sistema de aquecimento e os dianteiros contam com regulagem elétrica em 12 posições. Da mesma forma, a distância dos pedais pode ser ajustada por meio de um sistema elétrico. No console central há um compartimento bem grande que comporta até um laptop com tela de 15″.
Combinado com os outros nichos, como os localizados no piso – que é plano – atrás dos bancos, os compartimentos têm 151 litros de capacidade. E não faltam opções para recarregar aparelhos eletrônicos a bordo. A RAM 1500 Rebel traz nove portas USB, sendo que quatro são do tipo “C”. Ou seja, para carregamento rápido, Além disso, há duas tomadas de 115 V.
R$ 1 por km só de combustível
Ao dar a partida (por botão) no motorzão V8 de 5,7 litros que gera 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque, um ronco instigante brota nos dois escapes com ponteiras cromadas. Em vias de trânsito rápido, é difícil conter a vontade de dar estocadas no pedal da direita. Isso certamente faria secar ainda mais rapidamente o tanque com capacidade para 98 litros. Mas basta lembrar que estamos falando de um motor aspirado movido a gasolina para esse ímpeto arrefecer. Afinal, apenas com combustível o motorista da RAM 1500 Rebel gasta cerca de R$ 1 para rodar um quilômetro.
A boa notícia é que é possível reduzir o consumo deixando o pé levinho sobre o pedal do acelerador. Como resultado, isso desativa quatro dos oito cilindros do Hemi V8 por meio do corte de alimentação de combustível em situações como ao rodar em velocidade de cruzeiro em rodovias. Segundo dados da marca, o motor da RAM 1500 Rebel pode trabalhar boa parte do tempo com apenas metade dos cilindros funcionando.
A grade ativa também contribui para reduzir o consumo. O sistema fecha as lâminas automaticamente pare reduzir o arrasto. Da mesma forma, só volta a abri-las quando a temperatura do “Vê-oitão” atinge o limite determinado. No mesmo sentido, a marca buscou reduzir o peso da picape. Portanto, 98% do conjunto do chassi e 54% das peças da carroceria são feitos de aço de alta resistência. Por sua vez, capô, tampa da caçamba, suportes do motor e partes do eixo e da suspensão dianteiros e da direção são de alumínio.
Ram 1500 Rebel chega a 175 km/h
Seja como for, ao pisar com força no pedal da direita as arrancadas são brutais. E as retomadas de velocidade surpreendem mesmo em aclives acentuados. Isso é mérito também do bom câmbio automático de oito velocidades acionado por meio de um botão giratório localizado no painel dianteiro, entre o volante e a tela do sistema multimídia. Assim, essa solução amplia ainda mais o espaço para o motorista.
As passagens de marcha ocorrem de forma praticamente imperceptível. Segundo informações da fabricante, o sistema conta com mais de 40 mapas eletrônicos de gerenciamento da transmissão. O resultado é que o torque total enviado às rodas traseiras fica disponível antes das 4 mil rpm. Na prática, a despeito de seus 2.610 kg de peso, a RAM 1500 Rebel tem desempenho de carro esportivo. De acordo com dados da marca, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos. A velocidade máxima, de 175 km/h, é limitada eletronicamente.
Para garantir segurança aos cinco ocupantes, que viajam com muito conforto, a RAM 1500 Rebel conta com vários sistemas eletrônicos. Por exemplo, há seis air bags – dianteiros, laterais e do tipo cortina, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade e que reduz a rolagem da carroceria. Bem como freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS e de distribuição de frenagem EBD.
Tração 4×4 e 4×4 com reduzida
Há ainda auxílio para manobras de estacionamento perpendicular e paralelo e sensores de obstáculos na dianteira e na traseira. No mesmo sentido, a picape traz controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e assistente de permanência na faixa de rolamento. Bem como direção com assistência elétrica e controle automático de oscilação de reboque.
Na terra, a RAM 1500 Rebel também faz bonito. Para isso, conta com opções de tração 4×4 e 4×4 com reduzida acionadas eletricamente por meio de botões ao lado do controle do câmbio. De acordo com a marca, a picape pode rebocar 5.062 kg de carga. O diferencial conta com bloqueio eletrônico do diferencial, o que garante maior capacidade para vencer terrenos acidentados. Bem como pisos com baixa aderência, como lama e areia.
Além disso, todos esses sistemas contribuem para manter o modelo firme mesmo em frenagens de emergência e curvas contornadas em alta velocidade. Em outras palavras, a sensação de segurança a bordo impressiona. Da mesma forma, as suspensões proporcionam bom nível de conforto sem serem molengas.