Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Caoa Chery/Divulgação

Tiggo 7 despenca, Kardian não embala: decepções nas vendas de maio

De segmentos diferentes, SUVs tiveram desempenho abaixo do esperado no mês de maio; veja os motivos que afetaram as vendas

Por Thais Villaça 06 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Se em abril o Caoa Chery Tiggo 7 surpreendeu e alcançou uma competitiva terceira colocação na categoria de SUVs médios, em maio as vendas despencaram. O modelo emplacou 1.694 unidades no último mês, uma baixa de 44%. A falta de capacidade de entrega da fábrica de Anápolis pode estar ligada à queda, já que as vendas explodiram após o lançamento da versão de entrada Sport.

Isso porque 3.023 unidades foram entregues no quarto mês ano ano, se aproximando do segundo colocado, o Toyota Corolla Cross. A diferença entre os dois chegou a pouco mais de 700 carros. Para o então líder Jeep Compass, por exemplo, foram menos de 900 unidades de diferença.

Agora essa distância volta a aumentar. Em maio, quem surpreendeu foi o Corolla Cross, que superou o Compass de longe após passar por uma reestilização. O SUV feito em Sorocaba (SP) emplacou 4.565 carros, contra 3.282 do modelo de Goiana (PE). Assim, o Tiggo 7 ainda assegurou sua medalha de bronze, porém com uma posição mais longínqua em termos de vendas.

Renault Kardian Premiere Edition
Daniel Teixeira/Estadão

Kardian não embala em maio

Elogiadíssimo durante o seu lançamento, no fim de março, o Renault Kardian ainda não atingiu seu potencial de vendas após dois meses de mercado. Mas isso não tem a ver com a aceitação do modelo pelo público. A principal causa para que o SUV compacto não embalasse nos emplacamentos está ligada à greve dos funcionários da fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR).

Foram 29 dias de paralisação, o que prejudicou a produção da Renault como um todo. De acordo com a empresa, cerca de 16.400 carros (além do Kardian, a interrupção também afetou Kwid, Duster, Oroch e Master) deixaram de sair da linha de montagem no período. 

Desse modo, os emplacamentos do recém-chegado registraram um resultado mediano de 1.203 unidades, muito abaixo das expectativas da marca. E longe dos principais rivais também. O Volkswagen Nivus, por exemplo, chegou a 4.546 carros emplacados, enquanto as vendas do Fiat Pulse atingiram 3.084 unidades.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian vai dar trabalho para Fiat Pulse e VW Nivus
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.