Com o avanço dos carros eletrificados (e das marcas chinesas no segmento), a Toyota corre para lançar seu novo SUV híbrido no Brasil, o Yaris Cross. Conforme os flagras que o Jornal do Carro mostrou recentemente, a marca japonesa já testa o modelo por aqui. Pois agora, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, voltou a confirmar, em evento em São Paulo, que a montadora vai lançar o compacto híbrido em 2024 no País.
O CEO não chegou a cravar uma data. Entretanto, o modelo, que terá produção em Sorocaba (SP), deve ser ter apresentação oficial ainda no segundo semestre deste ano. Durante sua fala, Chang ressaltou que a Toyota foi pioneira na oferta de um veículo híbrido flex a etanol no Brasil, com o lançamento do Corolla em 2019.
Atualmente, ele seu irmão Corolla Cross, são feitos nacionalmente. A não ser pela parte elétrica do sistema híbrido, que vem importada. De acordo com o CEO, a estreia de mais modelos híbridos no mercado vai ajudar cada vez mais na nacionalização, por exemplo.
Como é o Toyota Yaris Cross?
Feito sobre a plataforma DNGA, uma versão simples da TNGA usada no Corolla, o Yaris Cross tem proposta de ter um custo mais baixo. Nas dimensões, o compacto terá porte similar ao do Hyundai Creta. O modelo da Toyota tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos. No SUV sul-coreano, são 4,29 m e 2,61 m, respectivamente. A altura também é quase igual em ambos: 1,62 m no Toyota e 1,63 m no Hyundai. Já na largura, o Yaris Cross tem 1,77 m e é um pouco mais estreito que o rival (1,79 m).
Sob o capô, o SUV deverá ter conjunto híbrido flex com motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf e um elétrico capaz de gerar 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, a potência combinada ficará próxima de 110 cv com o câmbio automático CVT. No entanto, o SUV terá versão com motor 1.5 aspirado 106 cv e 14 mkgf de torque máximo, e câmbios manual de 5 marchas ou CVT.
Ficará abaixo do Corolla Cross
Seja como for, no Brasil, o Toyota Yaris Cross ficará posicionado logo abaixo do Corolla Cross, com preços flutuando entre R$ 120 mil e R$ 170 mil. Dessa forma, vai desafiar todos os SUVs compactos que estão atualmente entre os mais vendidos. Ou seja, mira também Chevrolet Tracker, Fiat Fastback, Honda HR-V e VW T-Cross.
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