Você está lendo...
Venda de fábrica da Ford abre caminho para produção nacional da BYD
Mercado

Venda de fábrica da Ford abre caminho para produção nacional da BYD

Fábrica desativada no início de 2021 terá propriedade revertida para o governo estadual da Bahia a fim de agilizar transição de propriedade para a chinesa BYD

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD
Por causa de entraves burocráticos e técnicos entre BYD e Ford, negócio será fechado com intermédio do governo da Bahia
Crédito:BYD/Divulgação

Sem produzir carros no Brasil desde o início de 2021, a Ford finalmente encaminhou a venda do complexo de Camaçari, na Bahia. No local, a marca produzia a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport. Pois a montadora enfim deu ponto final à questão e vendeu o complexo industrial para o governo da Bahia. Este, por sua vez, já está fechado com a chinesa BYD, que ficará com toda a propriedade. A ideia consiste em simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.



Tal como contamos no Jornal do Carro, a montadora – que há mais de um ano negocia a compra das instalações – vai criar três unidades de produção no local. O objetivo é montar carros de passeio, veículos comerciais, bem como baterias. Assim, os modelos nacionais da BYD serão elétricos e híbridos.

Cabe recordar que, em julho, a BYD anunciou uma fábrica de veículos em Camaçari. Para isso, foi divulgado investimento de R$ 3 bilhões, bem como geração de 5 mil empregos. À época, o local exato não havia sido confirmado.

Publicidade


BYD Song Plus consumo
Song Plus é híbrido e será feito pela BYD no Brasil (BYD/Ricardo Ghigonetto)

O que vem por aí?

Já com a linha de elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o híbrido Song Plus DM-i, à venda no País (importados da China), a BYD pretende iniciar a produção local com carros de volume. O cronograma ainda permanece em segredo, mas, conforme contamos no mês passado, o SUV híbrido Song Plus é o candidato para ser um dos modelos que entrarão em produção. Também com ótima aceitação de mercado, o Dolphin tem produção praticamente certa no País. Afinal, seu preço convidativo vem cravando bons números de vendas e, inclusive, mexendo nos preços da concorrência.

Em relação ao calendário, a princípio, a estimativa é que a fábrica fique pronta até 2025. De acordo com a marca, duas linhas de montagem ficarão prontas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio (das baterias). A expectativa é que a linha de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in comece a operar em janeiro de 2025.


BYD Seal elétrico
BYD Seal foi apresentado recentemente e chegará ao Brasil ainda neste ano (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

Breve histórico

A BYD é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia e veículos 100% elétricos. Ao Brasil, no entanto, chegou em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos, em Campinas (SP).

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião