A Toyota foi a montadora que mais comercializou veículos novos em 2022. O grupo japonês, que incluí a marca de luxo Lexus e as submarcas Daihatsu (compactos e subcompactos) e Hino (comerciais), anunciou um total de 10.483.024 emplacamentos em todo o mundo. O número é apenas 0,1% menor que o registrado em 2021, mas garantiu novamente à fabricante a liderança mundial da indústria de carros sobre o gigante Grupo Volkswagen.
De acordo com dados da Toyota Motor Corporation, a marca sofreu impacto negativo no Japão. Em seu país de origem, recuou 9,6% em vendas. Esse percentual de retração se repetiu nos Estados Unidos. Afinal, a crise dos semicondutores e os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 afetaram todas as fabricantes globais.
Pontualmente, ao observar apenas da marca Toyota, as vendas somaram 9 milhões de unidades ao longo de 2022, uma alta de 5,2% na comparação com 2021.
Mesmo com as restrições de fornecimento de peças em algumas fábricas, a Toyota explica que a demanda do mercado asiático e o aumento na capacidade produtiva, bem como a otimização das linhas na Ásia e na América do Norte, que tiveram grande participação na alta da produção global em 5,3% em 2022, que somou 10.610.604 unidades.
Volkswagen não voltou ao posto
A Volkswagen – segunda colocada do ranking e antiga líder do mercado global – também passou por problemas na cadeia produtiva. Assim, registrou – no início deste mês – um menor número de vendas em mais de uma década. Dessa forma, foram 8,3 milhões de emplacamentos em todo o planeta, um recuo de 7% na comparação com 2021.
Além disso, o grupo alemão ainda enfrenta dificuldades em mercados como Brasil e China, por exemplo. O país asiático teve diversas ações pontuais de combate à Covid-19 no ano passado, como lockdown e outras limitações. Da mesma forma, a VW teve dificuldades com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Brasil
No mercado brasileiro, em síntese, a Toyota é a quarta colocada no ranking das marcas. Números da Fenabrave apontam que a fabricante com maior volume de vendas no País em 2022 foi a Fiat. A italiana registrou mais de 430 mil emplacamentos e 22% de participação de mercado. Depois de General Motors (com 291 mil e 14,9%) e Volkswagen (com 269 mil e 13,8%), a Toyota vem com 191 mil veículos entregues no País e 9,8% de participação.
Em relação aos carros, os modelos que a Toyota mais vendeu no Brasil em 2022 foram Corolla sedã e Corolla Cross. O primeiro emplacou 42.887 unidades, enquanto o SUV somou 42.506 exemplares ao longo do ano passado. E a Hilux é a líder das picapes médias.