A Toyota deu início às vendas da quinta geração do Prius no Japão. O hatch foi o primeiro carro híbrido do mundo feito em grande escala e, desde sua estreia, em 1997, é o eletrificado mais vendido do planeta. Pois agora, o modelo chega com visual bem moderno e novas tecnologias. Entretanto, manteve os conjuntos híbridos. Ou seja, há versões convencional e do tipo plug-in. Com baterias que podem ser recarregadas em tomadas, esta tem lançamento previsto para março.
O novo Prius é feito sobre a conhecida plataforma TNGA. Entretanto, segundo a marca a arquitetura recebeu ajustes visando melhor desempenho. Isso inclui, por exemplo, centro de gravidade mais baixo e o coeficiente aerodinâmico (Cx) menor. Ao todo, são seis versões, com preços entre 2.990.000 ienes e 3.210.000 ienes. Ou seja, algo em torno de R$ 117 mil e R$ 126 mil na conversão direta.
Duas opções de motor
Em relação ao trem de força, o novo Toyota Prius tem duas configurações. Entretanto, a marca ainda não revelou dados técnicos. O anterior tinha motor 1.8 e potência total de 122 cv. O conjunto híbrido plug-in une motor 2.0 a gasolina e outro elétrico que, combinados, geram 223 cv. De acordo com a fabricante, com isso o hatch pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
De acordo com a Toyota, as baterias de íons de lítio foram mantidas sob o banco traseiro. Na comparação com as de níquel-hidreto metálico da geração anterior, a capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo 100% elétrico é 50% maior. Assim, a autonomia foi ampliada de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado, incluindo o motor a gasolina, chega a 1.250 km.
Visual moderno
O novo Toyota Prius tem iluminação do tipo full LEDs e luzes de uso diurno em forma de ”C”. Atrás, as lanternas também são de LEDs e vão de uma ponta a outra da carroceria. A tampa do porta-malas alta realça as linhas do novo carro. Além disso, há oito opções de cor para o carro.
Na cabine, chama a atenção o painel semelhante ao do elétrico bZ4X. O estilo lembra o i-Cockpit da Peugeot, com quadro de instrumentos digital, de 7 polegadas, acima do volante, que é compacto e cheio de botões. A tela da central multimídia tem 12,3″. Mesmo sendo feito sobre a mesma plataforma do Corolla, o Prius tem distância entre os eixos maior, o que ampliou o espaço para os ocupantes.
Mais segurança
Outra novidade é que o Toyota Safety Sense agora vem de série no Prius. Assim, o híbrido passa a ter controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas. No mais, o modelo pode ser controlado pela chave para entrar e sair de vagas sozinho. Essa tecnologia foi batizada como Advanced Park.
Vale citar que a versão PHEV do Prius traz um painel fotovoltaico sobre o teto. Segundo a fabricante, é um recurso que converte a luz solar em eletricidade para as baterias. Dessa forma, pode gerar, conforme a marca, até 1.250 km de autonomia por ano.