Você está lendo...
RAM mostra picape elétrica na CES para brigar com modelos de Ford e GM
Notícias

RAM mostra picape elétrica na CES para brigar com modelos de Ford e GM

RAM Revolution Concept promete cabine espaçosa, flexibilidade para uso misto da cabine e da caçamba além de sistemas autônomos de nível 3

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

10 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

RAM
RAM Revolution Concept tem assentos individuais e logotipos iluminados
Crédito:RAM/Divulgação

Depois de Ford e GM anunciarem suas picapes grandes elétricas, a RAM também revelou sua aposta para essa fatia de mercado. Durante a CES, feira de tecnologia encerrada no domingo (8), em Las Vegas (EUA), a marca apresentou a RAM Revolution Concept. Em síntese, o modelo tem porte similar ao da Ford F-150 Lightning e da Chevrolet Silverado EV. Inicialmente, a expectativa é de lançamento em 2024.



Apesar de ter itens que não devem permanecer na versão de produção, como as portas do tipo suicida e o teto de vidro integrado ao para-brisa, por exemplo, a RAM Revolution Concept antecipa soluções inovadoras. Assim, algumas delas têm grande chance de virar realidade.

RAM
RAM/Divulgação

Publicidade


A princípio, entre os destaques há bancos individuais. Bem como a possibilidade de variar a configuração da cabine. Isso porque o console central pode deslizar para a última fila de assentos, por exemplo. Outra boa solução é a possibilidade de remover a divisória entre a cabine e a caçamba.

A picape conceitual Volkswagen Tarok tinha solução parecida. No modelo, revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, dava para deitar a parte inferior da divisória. Portanto, além de facilitar o acesso à cabine, isso permite levar objetos longos.

RAM
RAM/Divulgação

No visual, a Revolution Concept tem linhas mais arredondadas que as da atual 1500. Bem como há lanternas em formato de “L” invertido. Ou seja, é bem possível que essas novidades sejam implementadas nas próximas gerações das picapes da marca.

RAM não revelou detalhes

De acordo com a RAM, o conceito utiliza a plataforma STLA Frame, da Stellantis. Segundo rumores, o protótipo foi concebido para ter dois motores elétricos e, portanto, a tração é integral. Além disso, a autonomia seria de mais de 800 km. Contudo, nenhum dado oficial foi revelado.

Porém, nada impede que a picape receba outro tipo de base. Assim, a nova RAM poderia, ao menos em tese, ter um motor a gasolina para atuar como gerador de eletricidade. Assim, a autonomia do modelo seria ainda maior.


RAM/Divulgação

Por fim, o modelo pode receber sistema de condução semiautônomo de nível 3. Além disso, a tela do kit multimídia tem 28 polegadas. Outra novidade é que não há quadro de instrumentos. Embora não haja confirmação oficial, a expectativa é de que as vendas comecem em 2025.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião