O mercado de hatches médios praticamente sumiu nos últimos dois anos. Atualmente, só o Chevrolet Cruze feito na Argentina resiste ao avanço dos SUVs. E mesmo a GM já anunciou que não lançará uma nova geração do médio – ainda disponível nas opções hatch e sedã. Mas a Toyota vai apostar no nicho. E, pela primeira vez no Brasil, a japonesa vai vender o Corolla na carroceria hatch.
A marca confirmou a vinda do modelo em 2023 na versão esportiva GR, com modificações da divisão esportiva Gazoo Racing. Será um carro de nicho: versão com visual mais apimentado e foco no público mais jovem e urbano. Para tanto, o Corolla hatch GR promete fazer jus ao visual e vir com um motor de quase 300 cv de potência. Além disso, o modelo poderá trazer a reestilização que será feita no sedã, apresentando visual renovado em relação ao Corolla atual.
Motor do Yaris GR?
Ainda não há nenhuma confirmação, mas as especulações afirmam que o Corolla hatch vai pegar emprestado o motor do Yaris GR. Se for o caso, ele deverá vir com o famoso 1.6 turbo três cilindros a gasolina. No Yaris, ele oferece cerca de 272 cv de potência máxima (na configuração vendida no Japão) e torque de 36,7 mkgf.
No entanto, para acompanhar a pegada esportiva, parece que o conjunto vai passar por uma recalibração para alcançar a marca dos 300 cv e elevar o torque para a casa dos 40 mkgf. O motor deve ser acompanhado por um câmbio manual de seis marchas e o sistema de tração integral (AWD), também herdado do Yaris. Esse deve ter o diferencial central e três divisões de torque.
Apesar das heranças do Yaris, o Corolla GR, provavelmente, terá equipamentos exclusivos para a versão. Ou seja, novos pneus, freios e, até mesmo, um acerto exclusivo na suspensão. Além disso, o modelo também pode vir com alguns modos de condução, mas sem confirmações.
Design esportivo
Como é de praxe na linha da Toyota Gazoo Racing, o apelo visual do carro vai ser bem esportivo. Mas, no caso do Corolla, a expectativa é que o design seja bem mais agressivo. De acordo com informações recebidas pelo site The Drive, além dos ajustes aerodinâmicos, os detalhes mais presentes devem estar na dianteira, principalmente no para-choque e na grade.
Contudo, há também boatos sobre um widebody. Ou seja, uma carroceria mais larga. Segundo a MotorTrend, é bem provável que o modelo tenha adaptações bem impactantes, contando, até mesmo, com um spoiler traseiro e linhas bem expressivas.
Hatch deve chegar nos EUA neste ano
Como dissemos, a Toyota já confirmou a chegada do Corolla GR no mercado brasileiro em 2023. No entanto, ele deve ser apresentado ainda neste ano e, possivelmente, também chegar nos Estados Unidos, importado do Japão. Por lá, o hatch deve custar cerca de US$ 30.000. Ou seja, R$166.200 na conversão direta. Porém, é esperar para ver.