Você está lendo...
Toyota confirma Corolla hatch inédito no Brasil na versão esportiva GR
Lançamentos

Toyota confirma Corolla hatch inédito no Brasil na versão esportiva GR

Com motor 1.6 turbo herdado do Yaris GR, hatch Toyota Corolla GR promete 300 cv de potência; modelo deve chegar ao Brasil em 2023

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2022 · 5 minutos de leitura.

Toyota Corolla hatch
Toyota GR Corolla hatch deve chegar ao Brasil em 2023 com motor do Yaris GR e 300 cv de potência
Crédito:Divulgação/Toyota

O mercado de hatches médios praticamente sumiu nos últimos dois anos. Atualmente, só o Chevrolet Cruze feito na Argentina resiste ao avanço dos SUVs. E mesmo a GM já anunciou que não lançará uma nova geração do médio ? ainda disponível nas opções hatch e sedã. Mas a Toyota vai apostar no nicho. E, pela primeira vez no Brasil, a japonesa vai vender o Corolla na carroceria hatch.

A marca confirmou a vinda do modelo em 2023 na versão esportiva GR, com modificações da divisão esportiva Gazoo Racing. Será um carro de nicho: versão com visual mais apimentado e foco no público mais jovem e urbano. Para tanto, o Corolla hatch GR promete fazer jus ao visual e vir com um motor de quase 300 cv de potência. Além disso, o modelo poderá trazer a reestilização que será feita no sedã, apresentando visual renovado em relação ao Corolla atual.

Motor do Yaris GR?

Toyota Corolla hatch GR
Divulgação/Toyota

Ainda não há nenhuma confirmação, mas as especulações afirmam que o Corolla hatch vai pegar emprestado o motor do Yaris GR. Se for o caso, ele deverá vir com o famoso 1.6 turbo três cilindros a gasolina. No Yaris, ele oferece cerca de 272 cv de potência máxima (na configuração vendida no Japão) e torque de 36,7 mkgf.

No entanto, para acompanhar a pegada esportiva, parece que o conjunto vai passar por uma recalibração para alcançar a marca dos 300 cv e elevar o torque para a casa dos 40 mkgf. O motor deve ser acompanhado por um câmbio manual de seis marchas e o sistema de tração integral (AWD), também herdado do Yaris. Esse deve ter o diferencial central e três divisões de torque.



Apesar das heranças do Yaris, o Corolla GR, provavelmente, terá equipamentos exclusivos para a versão. Ou seja, novos pneus, freios e, até mesmo, um acerto exclusivo na suspensão. Além disso, o modelo também pode vir com alguns modos de condução, mas sem confirmações.


Design esportivo

Como é de praxe na linha da Toyota Gazoo Racing, o apelo visual do carro vai ser bem esportivo. Mas, no caso do Corolla, a expectativa é que o design seja bem mais agressivo. De acordo com informações recebidas pelo site The Drive, além dos ajustes aerodinâmicos, os detalhes mais presentes devem estar na dianteira, principalmente no para-choque e na grade.

Divulgação/Toyota

Contudo, há também boatos sobre um widebody. Ou seja, uma carroceria mais larga. Segundo a MotorTrend, é bem provável que o modelo tenha adaptações bem impactantes, contando, até mesmo, com um spoiler traseiro e linhas bem expressivas.


Hatch deve chegar nos EUA neste ano

Como dissemos, a Toyota já confirmou a chegada do Corolla GR no mercado brasileiro em 2023. No entanto, ele deve ser apresentado ainda neste ano e, possivelmente, também chegar nos Estados Unidos, importado do Japão. Por lá, o hatch deve custar cerca de US$ 30.000. Ou seja, R$166.200 na conversão direta. Porém, é esperar para ver.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião