Lançado no Brasil no ano passado, o Toyota GR Corolla acaba de receber algumas novidades importantes para a linha 2025. A principal delas é que o hatch esportivo traz agora opção de câmbio automático como forma de ampliar sua gama de consumidores, uma vez que nem todos curtem o esforço extra para mudar as marchas manualmente – especialmente nos EUA, seu principal mercado. O câmbio manual, contudo, continua disponível.
Assim, o modelo agora pode ser equipado com a Gazoo Racing Direct Automatic Transmission (DAT) de oito marchas com paddle shifters que, de acordo com a montadora, foi otimizada para oferecer uma condução ainda mais esportiva. Ou seja, nada de trocas pacatas de um câmbio automático comum: o software da DAT detecta o comportamento do motorista por meio de frenagens e acelerações para antecipar as mudanças de marcha. Dessa forma, a condução se aproxima da de pilotos profissionais, diz a Toyota.
Outras novidades do GR Corolla
Além do novo câmbio, a Toyota preparou outras novidades para o GR Corolla 2025. Começando pelas mudanças estéticas, o carro traz para-choque dianteiro redesenhado para acomodar componentes de resfriamento opcionais, mas sem perder suas funções aerodinâmicas. Por dentro, há novo acabamento escurecido para oferecer um visual mais esportivo e novos botões para alguns comandos do veículo.
Na parte mecânica, o motor 1.6 turbo de três cilindros que entrega 304 cv continua firme e forte, mas o torque recebeu um leve aumento de 37,7 mkgf para 40,8 mkgf. As versões com câmbio automático também trazem o sistema Launch Control. O diferencial de deslizamento limitado Torsen, que era opcional, passa a ser de série em todas as versões.
Por fim, o GR Corolla também tem novos componentes de suspensão, com molas e barra estabilizadora com ajustes aprimorados. O objetivo foi deixar a traseira mais rígida e aumentar a estabilidade em curvas. O modelo chega às concessionárias dos EUA no fim do ano, mas os preços seguem em segredo. Para o Brasil, ainda não há previsão de estreia da linha 2025, entretanto, um novo lote só deve desembarcar por aqui quando o primeiro de 99 unidades esgotar.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!