A dupla Toyota Corolla e Corolla Cross receberá mudanças, em breve, no Brasil. O upgrade para a linha 2024 engloba a parte estética, mecânica, bem como a lista de equipamentos. De acordo com o site Motor1.com, o sedã atualizado deve chegar às lojas do País no último trimestre do ano, com lançamento em setembro. Já o SUV deve ser lançado em outubro, conforme aponta a imprensa internacional. E a chegada, também acontecerá antes do fim do ano.
De acordo com a publicação, as mudanças estéticas do Toyota Corolla (o sedã médio mais vendido do Brasil) serão sutis. Afinal, como diz o ditado popular: “Em time que está ganhando não se mexe”. Assim, deve apenas seguir as mudanças do modelo europeu – referência para a configuração nacional – como a troca da grade inferior. No lugar das barras horizontais, entra o formato colmeia. A princípio, como de praxe, as rodas terão novo design.
Do lado de dentro, as mudanças começam a ficar mais interessantes. Em síntese, além de novos padrões de acabamento, o Corolla adotará novo painel de instrumentos digital com 12,3″ nas versões topo de linha. As configurações de entrada, no entanto, devem seguir com mostradores analógicos e tela TFT de 7″, que deve mudar o grafismo. Atualização também na central multimídia. De série, terá tela de 10,” e novo sistema.
Já o SUV Corolla Cross contará com telas de 8″ nas opções mais baratas e 10,5″, nas mais caras. No Japão, a cor bronze será descontinuada. No lugar, entra um novo tom de cinza. Por aqui, no entanto, não se sabe se a paleta de cores ganhará novas opções.
Mais equipamentos
A lista de equipamentos de série, contudo, também deve crescer. Aposta-se que o Corolla 2024 ganhe atualização do pacote Safety Sense. Assim, passará a ter assistentes de direção de emergência e de saída, bem como supressão de acelerador em baixa velocidade. Já o modelo GR Sport ganhará teto solar elétrico.
No Corolla Cross, o pacote de recursos de segurança e assistência adicionará, por exemplo, alerta de mudança de faixa, assistência de condução pró-ativa e recomendação de pausa – caso o carro detecte que o motorista esteja com sono.
Já sobre o polêmico freio de estacionamento do SUV, ainda não se sabe se a Toyota do Brasil seguirá os padrões do modelo oferecido no Japão. Talvez, abandone o freio por pedal e o ofereça com comando eletrônico. Embora em alguns mercados o utilitário adote design exclusivo nas configurações híbridas, visualmente, não é prevista nenhuma novidade por aqui – salvo novas rodas.
Motorização
O sistema híbrido também deve receber mudanças. Desse modo, o sedã e o SUV ficarão ficará mais potentes e terão novas baterias de íon-lítio. Mais leve (18 kg a menos), o conjunto promete deixá-los mais espertos. Nesta quinta geração do sistema híbrido, a potência máxima salta para 140 cv (hoje, tem 122 cv). Ademais, o módulo de controle de potência foi revisto e interferiu na aceleração entre 0 e 100 km/h. Caiu de 10,9 segundos para 9,2 segundos em ambos.