Toyota
Toyota/Divulgação

Toyota estuda criar picape menor que a Hilux e com tamanho de Fiat Toro

Nova picape da Toyota será apresentada entre 2025 e 2026, com desenvolvimento na África do Sul, mas modelo será global e deve vir ao Brasil

Por Vagner Aquino 16 de mai, 2023 · 3m de leitura.

Líder no segmento de picapes médias no Brasil, a Hilux deve ganhar uma irmã menor em breve. Pelo menos é o que afirmou a Toyota em evento global na África do Sul. Ainda sem dar nome ou fazer qualquer detalhamento, a montadora confirmou que estuda uma nova picape de entrada. Por enquanto, o modelo é chamado de “baby Hilux”.

Com porte compacto e preço mais acessível, a nova picape consiste na receita da Fiat Toro, da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz. É o que ficou nas entrelinhas da fala de Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota na África do Sul. De acordo com o executivo, o plano é “ter uma referência em uma categoria abaixo (de picapes)”.

Toyota
Toyota/Divulgação

África do Sul em alta

O principal mercado considerado para este novo modelo é a África do Sul. Aliás, o país é peça-chave nos planos globais da Toyota. “Como parte do pilar ‘Industrialização na África’ da Toyota, Durban (planta sul-africana) ficará posicionada como uma ‘fábrica-mãe’ para o resto do continente, onde a distribuição de peças e veículos se expandirá para a África Subsaariana”, disse Shinichiro Otsuka, diretor de operações da marca para a região.

Caso a “baby Hilux” vire realidade, no entanto, outros países emergentes, como o Brasil, por exemplo, não ficariam de fora. A novidade, a princípio, usaria a plataforma TNGA do Corolla. Contudo, pode ter construção do tipo carroceria sobre chassi, como na Hilux. Assim, acredita-se que a novata tenha tração nas quatro rodas ou traseira (a depender da versão). Tudo ficará mais claro pouco antes de 2025 ou 2026, previsão de estreia do modelo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.