A Toyota apresentou na Índia o seu mais novo SUV compacto, que vai disputar vendas na categoria de modelos com até 4,30 metros de comprimento. Trata-se do segmento que concentra a maior parte dos emplacamentos naquele país, e também no Brasil. Ou seja, o Urban Cruiser Hyryder vai concorrer com as novas gerações do Hyundai Creta e do Honda HR-V, oferecidos também por aqui. Inclusive, o SUV da marca japonesa chega às lojas indianas com sistemas híbrido leve e convencional.
Vale dizer que o utilitário foi desenvolvido em parceria com a Suzuki. Isso torna menos provável sua vinda ao mercado brasileiro. Entretanto, é certo que a Toyota vai lançar um novo SUV compacto no Brasil nos próximos anos. E, conforme foi adiantado pelo Jornal do Carro, a maior aposta é no Raize. O SUV pequeno deve ser feito em Sorocaba (SP) e vai concorrer com modelos como Fiat Pulse e VW Nivus.
Como se trata de um conjunto e feito para a Índia, o novo SUV Urban Cruiser tem plataforma da Suzuki. Assim, mede 4,36 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e tem 2,60 m de distância entre os eixos. Ou seja, são dimensões parecidas com as Creta, que tem 2,61 de entre-eixos, e do T-Cross. O novo carro já pode ser encomendado. No entanto, a Toyota não informou os preços.
Cara agressiva
No visual, o Urban Cruiser Hyryder segue algumas tendências do mercado. É o caso, por exemplo, dos faróis de LEDs bipartidos. Bem como das luzes de uso diurno que acompanham uma linha cromada que cruza a dianteira, onde há acabamento do tipo black piano. A grade é maior e traz desenho em forma de colmeia. Mas o destaque da dianteira é o para-choque, com pegada esportiva.
Nas laterais, o SUV compacto traz linhas musculosas. Além de caixas de rodas altas e largas. Além disso, em algumas versões o SUV tem opções de pintura em dois tons. Nesse caso, o teto e os retrovisores externos são pintados de preto.
Por fim, a traseira é marcada pelas lanternas finas e com recortes assimétricos. Elas seguem o visual da tampa do porta-malas, que traz um friso cromado. Além disso, chamam a atenção as luzes de neblina e de marcha a ré, posicionadas na vertical. O desenho do para-choque é bem anguloso.
Por dentro
De acordo com as imagens divulgadas pela Toyota, a cabine terá acabamento caprichado. Ou seja, com couro em dois tons nos bancos. Tanto o painel quanto as portas têm revestimentos macios ao toque. Mas o SUV compacto também traz várias peças de plástico e acabamentos do tipo black piano.
Herdada da Suzuki, a central multimídia terá tela de 9 polegadas. Além disso, o painel de instrumentos será digital. Nas versões de topo da linha, o modelo terá itens como teto solar panorâmico, câmeras de 360°, carregador de smartphone por indução e head-up display.
Duas opções de motor
Sob o capô, o Urban Cruiser Hyryder terá sistema híbrido. Em algumas versões, haverá tração 4×4. Nas opções mais caras, haverá motor é o 1.5 de 92 cv combinado a um elétrico de 79 cv. Dessa forma, juntos, a dupla entrega 116 cv de potência e 14,38 mkgf de torque. O câmbio será sempre automático CVT.
Segundo os dados da Toyota, o compacto é capaz de rodar cerca de 25 km com um litro de gasolina. Enquanto isso, as opções de entrada terão sistema híbrido leve ISG, que conta com um gerador de partida. Assim, a potência será de 101 cv e o torque, de 13,77 mkgf. Nesse caso, há opção de câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas.