Já ouvimos muitas vezes que tamanho não é documento. Mas nesse caso, é. De acordo com estudo Global Best Brands 2023, publicado pela Interbrand, a Toyota, maior montadora do mundo, é também a marca de carros mais valiosa do planeta, avaliada em US$ 64,5 bilhões.
A empresa japonesa ficou em sexto lugar entre as 100 marcas globais mais importantes, mesma colocação ocupada no ranking do ano passado. Na sua frente, apenas gigantes da tecnologia: Apple, Microsoft, Amazon, Google e Samsung ocupam as cinco primeiras posições.
Logo atrás aparece a Mercedes-Benz (US$ 61,4 bilhões), em sétimo, subindo uma posição em relação a 2022. Já a BMW (US$ 51,1 bilhões) pode ter ficado em 10o, mas subiu três posições se comparado ao ano anterior e completou a trinca de montadoras no top 10 das marcas mais valiosas do mundo.
Classificação colocou Toyota no topo
Em sua 24a edição, a pesquisa da Interbrand classifica as empresas de acordo com três critérios. O primeiro é o desempenho financeiro dos produtos e serviços da companhia. Já o segundo diz respeito ao papel que a marca tem no processo de decisão de compra do cliente. Por fim, é considerada ainda a força da empresa no que diz respeito a assegurar seus lucros futuros.
Depois de analisar todos esses dados, a Interbrand apresenta uma tabela com as 100 marcas com maior valor de mercado. Além de montadoras e empresas de tecnologia, há também representantes da indústria de alimentos, da moda e do entretenimento, por exemplo.
Abaixo do top 10
Mas outras 10 montadoras também se classificaram entre as 100 empresas mais valiosas. Em 12o lugar, mesma posição de 2022, está a Tesla, com valor estimado de US$ 49,9 bilhões.
Em seguida aparecem Honda (27), Hyundai (32), Audi (45), Porsche (47, subindo seis posições sobre 2022), Volkswagen (50), Ford (51), Nissan (63), Ferrari (70, cinco acima em relação ao ano passado) e Kia (88).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!