Apesar de extremamente popular, o Toyota Yaris Cross ainda não tem uma versão apenas elétrica. O SUV compacto atualmente oferece opções híbrida plena ou plug-in. Desse modo, a montadora japonesa está abrindo os olhos para esse mercado.
Assim, prepara um modelo com as mesmas dimensões do Yaris Cross, mas movido somente a eletricidade. Sua prévia pôde ser vista no evento anual da marca, que aconteceu em Bruxelas na última semana: o Urban SUV concept.
A própria Toyota admite que o conceito dá indícios de um novo carro elétrico que estreia em 2024 que servirá de alternativa ao Yaris Cross, mas como um modelo totalmente diferente. Será um dos seis lançamentos de veículos movidos a bateria que a marca terá nos próximos dois anos na Europa. Dessa forma, o futuro Urban SUV vai brigar com Jeep Avenger e Volvo EX30. A aposta é de que ele seja construído em uma versão da plataforma e-TNGA, a mesma usada no bZ4X.
Como será o SUV elétrico da Toyota
Por ora, não há muitos detalhes técnicos revelados, somente algumas dimensões. São 4,30 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. Mas o chefe de desenvolvimento de produto da Toyota, Andrea Carlucci, afirmou em entrevista ao portal Autocar que o carro de produção terá opções de tração dianteira ou integral. Além disso, serão dois tamanhos de bateria, sendo que a maior deve oferecer uma autonomia de cerca de 400 km.
O executivo disse ainda que o SUV deve custar aproximadamente 10 mil euros a mais que o Yaris Cross por conta do alto valor das baterias. Ou seja, a expectativa é de que o modelo seja tabelado por volta de 35 mil euros (R$ 187 mil na conversão direta).
Além do Urban SUV, outro conceito também deve ganhar as ruas em breve. Apresentado em abril, durante o Salão de Xangai, o Sport Crossover Concept é um crossover com estilo cupê de quatro portas que está prometido para 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!