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Yaris Cross: Toyota confirma data do início de produção do SUV em 2024
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Yaris Cross: Toyota confirma data do início de produção do SUV em 2024

Toyota anuncia que produção do Yaris Cross começaram no fim de 2024; SUV terá opção híbrida flex, além do motor a combustão

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

25 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

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toyota yaris cross
Yaris Cross será feito na fábrica de Sorocaba (SP)
Crédito:Reprodução

O Yaris Cross é uma das grandes apostas da Toyota para o Brasil. E mesmo um pouco distante do lançamento, já é certo que o modelo começará a ser produzido em dezembro de 2024 na fábrica de Sorocaba (SP). Quem confirmou a informação foi o presidente da marca no País, Rafael Chang, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024.

Durante o evento, o executivo confirmou que todos os carros da Toyota terão uma versão eletrificada. Essa estratégia, aliás, caberá para o Yaris Cross. Afinal, o SUV terá opção híbrida flex, além da convencional a combustão. “Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente. Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono”, disse Chang.



Yaris Cross
Reprodução/Toyota

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Yaris Cross terá opção híbrida flex

Seja como for, a Toyota espera que o Yaris Cross ajude no crescimento sustentável da marca no mercado. De acordo com Rafael Chang, a meta é aumentar para 12% de participação na América Latina.

Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota será feito na plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.

Toyota Yaris Cross
Toyota/Divulgação

Planos da Toyota

Chang também falou sobre os próximos passos da Toyota no Brasil, que ainda são incertos. No entanto, o presidente confirmou que não faz parte dos planos da marca nacionalizar o motor híbrido flex. E o motivo é falta de escala. No entanto, deixou claro que essa estratégia pode mudar no futuro, conforme a demanda aumente, bem como a produção nacional de componentes no País.

Além disso, a montadora planeja tirar do papel um sistema híbrido flex plug-in (PHEV). Ou seja, que recarrega em tomadas. Mas, o CEO não indicou nenhuma data para o feito. Por fim, Chang também admitiu que há um estudo em andamento para entender se a linha Yaris continuará ou não no mercado brasileiro. Ou seja, existe muito para acontecer no ano que vem.

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