Após confirmar a vinda do Corolla hatch GR ao Brasil, a Toyota revelou os detalhes do hatch médio, que também seguirá para a Europa e América do Norte. Como já adiantado pelo Jornal do Carro, o modelo passou por modificações da divisão esportiva Gazoo Racing. Portanto, será um carro de nicho: versão com visual apimentado e foco no público jovem e urbano.
Logo de cara, o grande destaque do modelo fica para o motor 1.6 turbo de três cilindros a gasolina, que também equipa o Yaris GR. Contudo, no caso do Corolla, o conjunto passou por algumas alterações e ganhou o nome ”G16E-GTS”. Dessa forma, ele oferece robustos 304 cv de potência a 6.500 giros e 37,7 mkgf de torque. O câmbio é um manual de seis marchas.
No entanto, não foi só o motor que o hatch médio herdou do irmão Yaris. Isso porque o modelo também conta com o sistema de tração integral GR-Four. No geral, ele é ajustável e oferece divisões de potência dianteira e traseira, sendo elas: 60-40, 50-50 e 30-70. Ou seja, significa que a distribuição de torque é polarizada e pode ser escolhida de acordo com a preferência do condutor.
Até o momento, a montadora japonesa não chegou a divulgar os dados de desempenho. No entanto, afirmou que o modelo passou por reforços na estrutura da plataforma GA-C. Bem como a suspensão e os freios do hatch. Por fim, a Toyota substituiu materiais do capô e painéis por alumínio, o que auxiliou na redução de peso.
Design agressivo
Em questões de design, o hatch ganhou uma pegada bem moderna e agressiva, assim como todos os modelos da linha GR. Na dianteira, o destaque fica para o capô, que apresenta vincos e linhas encorpadas com os faróis, que dão a cara ”esportiva”. Em seguida, temos o novo para-choque e uma grade maior com os tradicionais desenhos de colmeia. Há também uma grande entrada de ar.
Partindo para a lateral, encontramos as rodas de 18 polegadas com acabamento em preto brilhante. Segundo a Toyota, os pneus são Michelin Pilot Sport 4 235/40R18. Houve também a instalação de saias laterais com o emblema ”GR-Four”. Na traseira, há um spoiler, novas saídas de escape e um difusor integrado ao para-choque.
No interior, o GR Corolla continua a surpreender. Os bancos possuem uma pegada esportiva, com costuras em cinza e emblemas ”GR” nos encostos de cabeça. O volante é novo. Em relação a tecnologia, a cabine conta com um sistema de áudio de seis alto-falantes, carregador por indução e uma central multimídia de 8 polegadas que deve se conectar tanto a Android Auto quanto a Apple Carplay.
Além disso, há também um painel digital de 12,3” que permite visualizar diversos modos e informações do carro como, por exemplo, a tração, marcha e tacômetro. De acordo com a marca, a alavanca curta é ”naturalmente adequada ao braço do condutor”.
Tecnologia embarcada
A lista de recursos do GR Corolla é extensa, e traz muitas tecnologias de assistência ao condutor. Primeiro, ele vem equipado com o conjunto Toyota Safety Sense 3.0 que inclui um sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de pista com assistente de direção e assistente de rastreamento de pista. Há também o controle de cruzeiro dinâmico, farol alto automático e assistente de sinalização de trânsito.
No mais, o pacote também inclui alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de assistência ao arranque em subida. Um ponto interessante é que cada unidade do GR Corolla vem com uma assinatura de teste de um ano do Toyota Safety Connect. Portanto, fornece notificação automática de colisão, assistência de emergência, assistência na estrada e um serviço de localização de veículos roubados.
Duas versões?
Por aqui, o modelo deve chegar por volta do segundo semestre. No entanto, assim como os preços, não há nenhuma previsão de data confirmada. Lá nos Estados Unidos, é certo que o hatch chegara até o final de 2022. E não é só: em duas versões.
De acordo com as informações, haverá a versão de entrada Core e topo Circuit Edition. Na mais básica, os assentos serão em tecido com os acabamentos em tons de preto e prata. Além disso, essa versão terá 3 opções de corres, sendo elas branco, preto e vermelho. À parte, há a possibilidade de adicionar o pacote Cold Weather, que proporciona aquecimento em lugares estratégicos.
Na topo da gama, as cores disponíveis passam a ser vermelho, branco ou cinza, tirando de cena a carroceria preta. Os acabamentos externos são todos em preto brilhando e, na parte interior, os bancos passam a ser em couro e camurça. No mais, haverá também pinças de freio vermelhas, diferenciais de deslizamento para eixo dianteiro e traseiro e sistema de som mais potente.