Imenso. O adjetivo representa o Toyota SW4 flexível de diversos modos. Pode ser usado, por exemplo, para seu preço (de R$ 185.290 na versão de topo SRV), suas dimensões – são 4,79 m de comprimento –, peso (1.880 kg) e também para o consumo. Segundo os dados do Inmetro, ela faz 4,9 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada com etanol, uma média de 5,4 km/l.
O SW4 tem motor 2.7 que rende até 163 cv e 25 mkgf. Ele vem associado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais. Há ainda três modos de condução (Sport, Eco e normal). No entanto, eles não alteram em nada o comportamento do SUV.
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O motor é bastante ruidoso. Tanto que, na primeira partida, deu até para desconfiar que a Toyota tivesse enviado, por engano, uma versão a diesel para avaliação. O câmbio automático é bom e faz mudanças suaves, além de tentar mitigar a falta de eficiência do motor com trocas antecipadas.
A dirigibilidade do modelo não é um ponto alto. Falta precisão à direção com assistência hidráulica e as suspensões são muito macias. Se abusar nas curvas, é fácil ver o SW4 escorregar lateralmente.
Por outro lado, a suspensão faz o utilitário se sair muito bem em pisos ruins, absorvendo bem as imperfeições. A tração é apenas 4×2 e para segurar o ímpeto de motoristas mais afobados, há os controle de tração e estabilidade.
Entre os equipamentos de série, o SW4 traz sete air bags, central multimídia, chave presencial, partida por botão, sensor de luminosidade, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera de ré, sensor de obstáculos na traseira e controle de velocidade de cruzeiro.
O acabamento interno não é um primor; há carros na mesma faixa de preço com cabine mais caprichada. Há uma imitação de madeira no painel e no volante, para tentar deixar o interior um pouco mais luxuoso. O espaço é bom para quatro adultos. O túnel central alto gera incômodo para quem vai no meio da segunda fileira.
Na terceira fila, os dois bancos são adequados para crianças. Adultos podem até usá-los para trechos curtos, mas não há conforto, já que as pernas ficam bem elevadas. Além disso, com esses dois assentos montados, o porta-malas fica com apenas 180 litros.
FICHA TÉCNICA:
Preço
R$ 185.290
Motor
2.7, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)
163 a 5.000 rpm
Torque (mkgf)
25 a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – ROBUSTEZ
Suspensão lida bem com pisos ruins e consegue passar conforto aos ocupantes ao filtrar as imperfeições.
CONTRA – CONSUMO
Há motores menores com potência parecida e mais econômicos que o defasado 2.7 flexível da SW4.