Após anunciar que está desenvolvendo um câmbio manual para veículos híbridos, a Toyota revelou avanços interessantes para o futuro elétrico. Em anúncio global, a marca japonesa confirmou que está trabalhando na produção de novas baterias que podem alcançar até 1.000 km de autonomia. Assim, segundo a montadora, a previsão é que uma nova geração de modelos elétricos comece a marcar presença no mercado a partir de 2026.
Durante o workshop “Let’s Change the Future of Cars”, a Toyota revelou cinco opções de baterias futuras. Sendo três em estado líquido e duas em estado sólido. Dessa forma, a marca espera trabalhar com uma ampla variedade de produtos. No anúncio, o presidente da fábrica de BEVs da Toyota, Takero Kato, ainda confirmou que o plano é vender 3,5 milhões de veículos a bateria até 2030. Desses, metade já com a nova tecnologia.
“Precisaremos de várias opções de baterias, assim como temos diferentes variações de motores. É importante oferecer soluções compatíveis com uma variedade de modelos e de necessidades dos nossos clientes”, explica Takero Kato.
Mais autonomia
Atualmente, a Toyota trabalha em três tecnologias para baterias de íons de lítio com eletrólitos líquidos. São elas: Performance, Popularised e High Performance. A primeira terá autonomia de 800 km e tem previsão de estreia nos carros da marca já em 2026. A Toyota ainda falou que a expectativa é de que ela seja 20% mais barata em relação ao conjunto de baterias que equipa o bZ4X, o primeiro modelo elétrico da montadora. Além disso, poderá recuperar de 10% a 80% de energia em menos de 20 minutos.
Logo em seguida, a Popularised tem previsão de lançamento até 2027 com até 600 km de autonomia. Nesse caso, a nova bateria conseguirá recuperar de 10% a 80% de capacidade em cerca de 30 minutos. No entanto, espera-se também que o custo reduza em até 40% em comparação com as baterias atuais. Por fim, a High Performance pode chegar até 2029 e vai permitir autonomias superiores a 1.000 km.
Toyota vai lançar duas baterias de estado sólido
Em meados de 2028, a Toyota prevê o lançamento da sua primeira bateria de estado sólido. Estas são consideradas mais seguras e confiáveis por conta da menor sensibilidade a temperaturas extremas, bem como na maior capacidade de suportar altas potências de carregamento. Seja como for, a Toyota promete uma autonomia de 1.000 km. Além disso, levará menos de 10 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga.
Cabe lembrar que o desenvolvimento dessa tecnologia é mais caro e por isso pode levar mais tempo para chegar aos modelos da fabricante. Entretanto, a Toyota ainda mencionou mais um conjunto de baterias em estado sólido que pode alcançar até 1.200 km. A montadora ainda reforçou que trabalha para diminuir a altura das baterias.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!