Você está lendo...
Toyota trabalha em câmbio manual para carros híbridos
Mercado

Toyota trabalha em câmbio manual para carros híbridos

Patente registrada pela Toyota revela sistema de câmbio que permite a troca manual de marcha em veículos híbridos e visa agradar puristas

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota patenteia sistema que permite câmbio manual em veículos híbridos
Crédito:Toyota/Divulgação

O aumento das vendas de carros híbridos coloca mais um prego no caixão do câmbio manual. Afinal, esse tipo de transmissão que vem perdendo espaço no mundo todo. Entretanto, a Toyota parece estar na contramão dessa tendência. Ou seja, a marca está desenvolvendo uma caixa manual para veículos híbridos, sobretudo os de alto desempenho.

Nesse sentido, a Toyota acaba de patentear o projeto de um sistema que facilita o uso de uma nova caixa de marchas. Assim, o sistema pode gerenciar de forma mais eficiente a conexão entre o motor elétrico e o a combustão. Com isso, visa agradar consumidores que buscam prazer ao volante.



Sistema funciona como um câmbio manual

Seja como for, o sistema permite um melhor gerenciamento do funcionamento da embreagem. Para isso, a transmissão inclui uma válvula alternadora com múltiplos cilindros de embreagem. Estes são conectados ao pedal. Bem como à central eletrônica. Desta forma, o motorista pode selecionar as marchas como quiser. Ou seja, quase da mesma forma que em um câmbio manual convencional.

Publicidade


Câmbio
Diagrama da patente detalha o projeto patenteado pela marca japonesa; Foto: Toyota

Enquanto isso, a embreagem ligada à central eletrônica gerencia o motor a combustão e o elétrico. Assim, pode intervir e desengatar a embreagem automaticamente. Assim, permite que o motor elétrico entre em ação quando for necessário. Além disso, o motorista vai poder acionar a embreagem quando quiser. Portanto, de forma independe do controle eletrônico.

Novidade visa agradar puristas

Além disso, o sistema inclui um modo de condução no qual o computador desliga totalmente o contato com a transmissão. Assim, permite que o motorista dirija controlando o carro apenas pelo pedal. Assim, o objetivo é agradar entusiastas. Afinal, os carros híbridos são conhecidos por priorizar o consumo, em detrimento do prazer ao volante.


Portanto, o novo câmbio faz parte do plano da Toyota de fazer com que seus carros continuem sendo divertidos pelos próximos 100 anos.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford F-150 tem sistema para manobrar reboques e trailers com botão no painel

Deixe sua opinião