Hairton Ponciano Voz

20/12/2020 - 12 minutos de leitura. Atualizado: 18/12/2020 | 19:34

Trailer e motorhome de aluguel têm aumento de 70% na procura

Demanda por locação de trailer e motorhome aumentou por causa da pandemia, e há casos de empresas que só têm vagas para daqui a quatro meses

A carioca Nathália Lima viajou pela primeira vez com o marido e os três filhos em um motorhome alugado, e diz que gostou da experiência Crédito: Nathália Lima/Arquivo pessoal

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O pátio da Vandão RV Aluguel de Motorhomes, localizado em Salto, no interior de São Paulo, está quase sempre vazio. A loja especializada na locação desse tipo de veículo tem dez unidades. Mas, com exceção de dois modelos em manutenção, não há nenhuma unidade disponível para aluguel. E todas já estão comprometidas para os feriados de fim de ano e férias de verão. A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou a busca por famílias que trocaram o turismo convencional (caso de viagens de avião e hospedagem em hotel) por deslocamentos por terra e visitas a locais mais próximos da natureza, longe de aglomerações. Com isso, a demanda por trailer e motorhome cresceu.

Vandão/Divulgação

De acordo com a porta-voz da empresa, Aline Frediani, atualmente é necessário fazer reserva com quatro meses de antecedência. Ela informa que antes da pandemia o maior movimento se concentrava em férias e feriados prolongados. Agora, porém, Frediani afirma que o aumento foi de 70%. E inclui períodos em que normalmente os veículos não costumavam ser alugados.

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Empresário alugou casa e foi morar em trailer

A procura bem acima do normal também foi sentida pelo empresário Guilber Hidaka, que possui um camping com quatro trailers em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Ele garante que a demanda tem sido “gigantesca” e que já não tem vagas para as festas de fim de ano. Hidaka diz que se adaptou tanto ao estilo de vida em meio à natureza que no começo da pandemia decidiu alugar sua casa em Alphaville – condomínio de classe média alta que se espalha pelos municípios de Santana de Parnaíba e Barueri – para ir morar em um trailer com a esposa e os três filhos.

O empresário diz que o trailer parado em camping permite que interessados em adquirir um veículo desses faça uma experiência, antes da compra. “Um motorhome está na casa dos R$ 300 mil, R$ 400 mil. Em um trailer, a pessoa vai gastar R$ 150 mil, R$ 180 mil. Então, aqui ela pode fazer uma experiência, para ver se gosta, antes de comprar”, diz. A diária em seu camping custa R$ 500, e ele aluga por no mínimo duas noites.

Além de passar a semana morando no trailer, nos finais de semana Hidaka engata a “moradia” no carro e sai para algum destino no meio da natureza. Sempre com a família, o empresário já rodou o Brasil e a América Latina. E chegou até mesmo a transformar uma Kombi em motorhome, no passado. O veículo, pintado de verde, foi apelidado de “azeitona”.


Guilber Hidaka/Arquivo pessoal

Agenda fechada até março de 2021

Na Itu Trailer, empresa de venda, locação e manutenção de trailers e motorhomes, desde outubro os dois trailers utilizados para aluguel também não param mais na sede da empresa, localizada na cidade do mesmo nome. De acordo com a gerente do departamento de locação, Cintia Cristina de Lucio, a pandemia influenciou no aumento da procura. Segundo ela, há uma fila de espera, e a empresa está com a agenda fechada até março do ano que vem.

A gerente diz que muita gente optou pela alternativa por causa da sensação de maior segurança. Além disso, Cintia acrescenta que uma viagem dessas contorna contratempos com “chek-in e check-out”, referindo-se aos horários de entrada e saída de hotéis.


Cintia informa que há planos de comprar mais unidades no ano que vem. “A ideia era ter aumentado a frota este ano, mas a pandemia não deixou.”

Ela conta que parte do público que aluga seus trailers é formada por pessoas que  têm vontade de adquirir um veículo desses, mas não têm recursos suficientes. Além disso, a gerente diz que muita gente “tem o sonho de comprar, mas não sabe se vai se adaptar”.


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Na Itu Trailer, a diária custa R$ 390, e já inclui seguro. Cintia diz que a partir de oito dias há desconto. Afora isso, a empresa cobra uma taxa de limpeza, de R$ 200. O interessado precisa ter um veículo que tenha força suficiente para puxar o trailer, com engate e instalação elétrica. O modelo da empresa, para quatro pessoas, pesa 1.250 kg. Por isso, ela orienta que se usem picapes com tração 4×4 ou traseira. “Alguns SUVs também podem ser utilizados”, diz. Nesse caso, vale a mesma regra, e o ideal é utilizar modelos maiores, de tração 4×4 ou traseira.


Locações nacionais e internacionais

A Vandão oferece várias opções, incluindo a possibilidade de fazer roteiros pelos países do Mercosul e Chile. Nesse caso, uma locação de motorhome por 14 dias custa R$ 11.896. O preço é referente ao modelo para dois adultos e duas crianças, e inclui franquia de 4.500 km e os seguros exigidos pelos países, além de equipamentos obrigatórios. É o caso, por exemplo, de colete de segurança refletivo, que deve ser utilizado se o motorista precisar sair do carro em um acostamento. Já um roteiro de sete dias pelo Brasil custa R$ 5.478, com franquia de 2.500 km.

Primeira experiência

Nathália Lima/Arquivo pessoal

A carioca Nathália Lima conta que nunca havia pensado em fazer uma viagem de motorhome. Mas no início da pandemia decidiu experimentar a modalidade. Com o marido, os três filhos e grávida de gêmeos, ela alugou o veículo na Vandão, em Salto, e partiu para Brotas, também no interior de São Paulo. Nathália, que tem um blog sobre viagem com crianças (www.kids2gether.com.br), avalia que a experiência foi “boa para estreitar os laços familiares”. A família fez rafting e arvorismo, e ela diz que os filhos “adoraram” a viagem.


Nathália Lima/Arquivo pessoal

A parte negativa, de acordo com ela, é o conforto, caso do banheiro e cozinha pequenos, por exemplo. Mas ela diz que voltaria a viajar novamente, por causa dos filhos. Nesse caso, Nathália diz que o provável destino seria o sul do Brasil.

Habilitação pode ser “B”

Para dirigir a maioria dos motorhomes disponíveis para locação, basta ter a CNH da categoria “B”. É a mesma exigida para carros de passeio. A habilitação profissional só é necessária para veículos com mais de 6 toneladas de peso bruto total (PBT). Ou com capacidade superior a oito passageiros. Na Vandão, a única exigência é que o motorista tenha no mínimo cinco anos de habilitação. A tarifa de pedágio também é a mesma dos carros normais, desde que não haja eixo duplo na traseira.


Na empresa, antes de sair com o motorhome, o cliente assiste a um vídeo explicativo de cerca de 20 minutos. Trata-se de um curso rápido que demonstra o funcionamento de cada um dos modelos disponíveis. De acordo com a porta-voz da empresa, entre outras coisas, o vídeo ensina como conectar a mangueira de captação de água limpa e a descarga de águas servidas. Aline Frediani informa que campings e estacionamentos de postos de beira de estrada têm um local definido para essa finalidade.

Vandão/Divulgação

De acordo com ela, em média o reservatório de água limpa tem capacidade para três dias, “se usada com consciência”. Já o de “detritos” (águas servidas, da pia e do banheiro) dura até cinco dias. Neste último, é adicionado um produto químico, para eliminar mau cheiro.


Empresas pedem garantia

Na Vandão, a locação pode ser paga em até dez vezes sem acréscimo no cartão de crédito. À vista, a empresa concede 5% de desconto. Afora o valor da locação, como normalmente ocorre em empresas de aluguel de carros, há um pagamento de caução de R$ 4.500, que fica retido no cartão de crédito, para cobertura de eventuais danos aos equipamentos do veículo, caso de quebras de torneiras, fogão ou geladeira, por exemplo. Na Itu Trailer, o valor da franquia do seguro (R$ 7.350) fica pré-autorizado no cartão de crédito.

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