O Hyundai HB20 2020 está sendo apresentado hoje à imprensa totalmente renovado. Muitas informações serão reveladas no decorrer do dia, mas o preço inicial já foi divulgado: R$ 46.490 (veja a lista completa de preços no fim da matéria). Por isso, fiquem ligados no site e no Instagram do Jornal do Carro, porque iremos atualizar as novidades assim que elas forem informadas. Mas já temos um vasto material sobre o carro.
Embora mantenha a plataforma do carro produzido em Piracicaba (SP) desde 2012, a Hyundai mudou praticamente tudo no carro. Ele chega nas versões hatch (HB20), sedã (HB20S) e aventureira (HB20X), como linha 2020. Para começar, o modelo cresceu. O hatch aumentou 2 cm tanto no comprimento como na distância entre eixos. O sedã e o aventureiro cresceram 2 cm.
HB20 cresceu, mas menos do que o Onix Plus
Na largura, hatch e sedã cresceram 2 cm, enquanto o HB20X aumentou 3 cm, provavelmente por causa dos plásticos laterais.
Isso deve significar mais espaço interno, mas, no caso do sedã, também representa uma “derrota” na briga particular com o novo Chevrolet Onix. Isso porque o modelo da GM cresceu muito mais. Precisamente, 19,4 cm no comprimento e 7,2 cm entre eixos. Com isso, ele foi para 4,47 m de comprimento e 2,6 m de entre eixos. Se confirmadas as medidas do HB20S, ele irá para 4,26 m de comprimento e 2,52 m de entre eixos. Ou seja, perde para o novo Onix Plus (a Chevrolet ainda não divulgou as medidas do hatch, que chega em novembro).
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Estilo divide opiniões
Em relação ao estilo, o novo HB20 dividiu opiniões. Quando chegou ao mercado, no início da década, o modelo da Hyundai conquistou admiração imediata, por causa das linhas ousadas e agressivas na carroceria e no painel. Na época, executivos de montadoras rivais chegaram a dizer em off que o visual muito chamativo tenderia a “cansar” rapidamente. Não foi o que vimos. O HB20 continuou a vender bem até agora, às vésperas da mudança. Tem sido um vice-líder consistente, perdendo somente para o Onix.
Pois, se foi unanimidade de aprovação, as coisas a partir de agora aparentemente serão mais difíceis. O estilo não revolucionou como o modelo original. Para complicar, o Chevrolet Onix deu um salto de design.
O Jornal do Carro já tinha visto o modelo na Coreia do Sul. As primeiras impressões e o vídeo estão aqui.
Mas claro que de lá para cá alguns detalhes mudaram. Uma das coisas que chamaram positivamente a atenção do editor Tião Oliveira foi a boa estabilidade apresentada pelo modelo, na pista de testes da montadora. “Parece que o carro é grudado no chão, nas curvas”, disse.
Estabilidade, a propósito, sempre foi uma das boas características do modelo. Vamos conferir se nos modelos de produção o comportamento se repete.
Em termos de visual, o modelo perdeu um pouco da agressividade na frente. Na traseira, o sedã assumiu um perfil de fastback, com uma queda acentuada do teto, até a parte final do veículo. A capacidade do porta-malas, no entanto, aumentou 25 litros, passando de 450 para 475 litros. No hatch, permaneceu em 300 l.
—————— LEIA MAIS——————
- Hyundai mostra novo HB20 por completo
- HB20 cai para a quarta posição do ranking
- Carros que já são os mais vendidos em 2019
Motor 1.0 turbo está mais potente
O HB20 2020 estreia motor 1.0 turbo com novidades. O novo propulsor flexível de três cilindros recebeu injeção direta de combustível, corrigindo uma falha do motor turbo que chegou ao modelo com injeção indireta e 105 cv. Com 120 cv de potência e 17 mkgf de torque a apenas 1.500 rpm, ele tende a agradar o motorista.
Mas aqui também há um “mas”. O 1.0 turbo da Volkswagen (presente no Up!, Polo e Virtus) rende 128 cv de potência e tem 20,5 mkgf de torque. São números superiores aos do Hyundai. Por outro lado, o modelo de origem sul-coreana supera os dados do Onix, que tem respectivamente 116 cv e 16,8 mkgf.
Além da versão turbo, as versões de entrada mantêm o 1.0 de três cilindros aspirado, que no modelo atual rende até 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque.
Tela “flutuante” é tendência de dez entre dez lançamentos
Por dentro, o painel mudou inteiramente. Embora tenha um estilo mais convencional em relação ao modelo original, nas versões de topo o novo HB20 recebeu uma grande tela de 8″ destacada, no centro do painel, tendência seguida por dez entre dez lançamentos da indústria.
Já o quadro de instrumentos ironicamente ganhou velocímetro digital e conta-giros analógico, no estilo que acaba de ser abandonado pelo Chevrolet Onix. As primeiras impressões dão conta de que o nível de acabamento melhorou. Vamos conferir.
Hyundai HB20 2020 Hatch 1.0
Sense 1.0 – R$ 46.490
Vision 1.0 – R$ 48.990
Vision Bluemedia 1.0 – 50.490
Evolution 1.0 – 53.790
Hyundai HB20 2020 Hatch 1.6
Vision 1.6 MT – R$ 57.990
Vision 1.6 AT – R$ 62.790
Launch Edition 1.6 AT – R$ 69.990
Hyundai HB20 2020 Hatch 1.0 Turbo
Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 67.190
Diamond 1.0 Turbo AT – R$ 73.590
Diamond Plus 1.0 Turbo AT – R$ 77.990
Hyundai HB20 2020 Sedã
Vision 1.0 – R$ 55.390
Evolution 1.0 – R$ 58.390
Vision 1.6 MT – R$ 62.590
Vision 1.6 AT – R$ 67.390
Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 71.790
Diamond 1.0 Turbo AT – R$ 76.890
Diamond Plus 1.0 Turbo AT – R$ 81.290
Viagem a convite da Hyundai
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança
Novo Hyundai chega para brigar pela liderança