Você está lendo...
Tudo sobre o novo Hyundai HB20 2020
Lançamentos

Tudo sobre o novo Hyundai HB20 2020

Novo Hyundai HB20 2020 está sendo apresentado hoje à imprensa. Veja as informações que já reunimos sobre o modelo

Hairton Ponciano Voz, de Una, Bahia

17 de set, 2019 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

hb20
Novo Hyundai HB20
Crédito:Hyundai/Divulgação

O Hyundai HB20 2020 está sendo apresentado hoje à imprensa totalmente renovado. Muitas informações serão reveladas no decorrer do dia, mas o preço inicial já foi divulgado: R$ 46.490 (veja a lista completa de preços no fim da matéria). Por isso, fiquem ligados no site e no Instagram do Jornal do Carro, porque iremos atualizar as novidades assim que elas forem informadas. Mas já temos um vasto material sobre o carro.

Embora mantenha a plataforma do carro produzido em Piracicaba (SP) desde 2012, a Hyundai mudou praticamente tudo no carro. Ele chega nas versões hatch (HB20), sedã (HB20S) e aventureira (HB20X), como linha 2020. Para começar, o modelo cresceu. O hatch aumentou 2 cm tanto no comprimento como na distância entre eixos. O sedã e o aventureiro cresceram 2 cm.

HB20 cresceu, mas menos do que o Onix Plus

Na largura, hatch e sedã cresceram 2 cm, enquanto o HB20X aumentou 3 cm, provavelmente por causa dos plásticos laterais.

Publicidade


Isso deve significar mais espaço interno, mas, no caso do sedã, também representa uma “derrota” na briga particular com o novo Chevrolet Onix. Isso porque o modelo da GM cresceu muito mais. Precisamente, 19,4 cm no comprimento e 7,2 cm entre eixos. Com isso, ele foi para 4,47 m de comprimento e 2,6 m de entre eixos. Se confirmadas as medidas do HB20S, ele irá para 4,26 m de comprimento e 2,52 m de entre eixos. Ou seja, perde para o novo Onix Plus (a Chevrolet ainda não divulgou as medidas do hatch, que chega em novembro).

Estilo divide opiniões

Em relação ao estilo, o novo HB20 dividiu opiniões. Quando chegou ao mercado, no início da década, o modelo da Hyundai conquistou admiração imediata, por causa das linhas ousadas e agressivas na carroceria e no painel. Na época, executivos de montadoras rivais chegaram a dizer em off que o visual muito chamativo tenderia a “cansar” rapidamente. Não foi o que vimos. O HB20 continuou a vender bem até agora, às vésperas da mudança. Tem sido um vice-líder consistente, perdendo somente para o Onix.

Pois, se foi unanimidade de aprovação, as coisas a partir de agora aparentemente serão mais difíceis. O estilo não revolucionou como o modelo original. Para complicar, o Chevrolet Onix deu um salto de design.


O Jornal do Carro já tinha visto o modelo na Coreia do Sul. As primeiras impressões e o vídeo estão aqui.

Mas claro que de lá para cá alguns detalhes mudaram. Uma das coisas que chamaram positivamente a atenção do editor Tião Oliveira foi a boa estabilidade apresentada pelo modelo, na pista de testes da montadora. “Parece que o carro é grudado no chão, nas curvas”, disse.

Estabilidade, a propósito, sempre foi uma das boas características do modelo. Vamos conferir se nos modelos de produção o comportamento se repete.


Em termos de visual, o modelo perdeu um pouco da agressividade na frente. Na traseira, o sedã assumiu um perfil de fastback, com uma queda acentuada do teto, até a parte final do veículo. A capacidade do porta-malas, no entanto, aumentou 25 litros, passando de 450 para 475 litros. No hatch, permaneceu em 300 l.

—————— LEIA MAIS——————

Motor 1.0 turbo está mais potente

O HB20 2020 estreia motor 1.0 turbo com novidades. O novo propulsor flexível de três cilindros recebeu injeção direta de combustível, corrigindo uma falha do motor turbo que chegou ao modelo com injeção indireta e 105 cv. Com 120 cv de potência e 17 mkgf de torque a apenas 1.500 rpm, ele tende a agradar o motorista.


Mas aqui também há um “mas”. O 1.0 turbo da Volkswagen (presente no Up!, Polo e Virtus) rende 128 cv de potência e tem 20,5 mkgf de torque. São números superiores aos do Hyundai. Por outro lado, o modelo de origem sul-coreana supera os dados do Onix, que tem respectivamente 116 cv e 16,8 mkgf.

Além da versão turbo, as versões de entrada mantêm o 1.0 de três cilindros aspirado, que no modelo atual rende até 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque.

Tela “flutuante” é tendência de dez entre dez lançamentos

Por dentro, o painel mudou inteiramente. Embora tenha um estilo mais convencional em relação ao modelo original, nas versões de topo o novo HB20 recebeu uma grande tela de 8″ destacada, no centro do painel, tendência seguida por dez entre dez lançamentos da indústria.


Já o quadro de instrumentos ironicamente ganhou velocímetro digital e conta-giros analógico, no estilo que acaba de ser abandonado pelo Chevrolet Onix. As primeiras impressões dão conta de que o nível de acabamento melhorou. Vamos conferir.

Hyundai HB20 2020 Hatch 1.0

Sense 1.0 – R$ 46.490

Vision 1.0 – R$ 48.990


Vision Bluemedia 1.0 – 50.490

Evolution 1.0 – 53.790

Hyundai HB20 2020 Hatch 1.6

Vision 1.6 MT – R$ 57.990


Vision 1.6 AT – R$ 62.790

Launch Edition 1.6 AT – R$ 69.990

Hyundai HB20 2020 Hatch 1.0 Turbo

Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 67.190


Diamond 1.0 Turbo AT – R$ 73.590

Diamond Plus 1.0 Turbo AT – R$ 77.990

Hyundai HB20 2020 Sedã

Vision 1.0 – R$ 55.390


Evolution 1.0 – R$ 58.390

Vision 1.6 MT – R$ 62.590

Vision 1.6 AT – R$ 67.390


Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 71.790

Diamond 1.0 Turbo AT – R$ 76.890

Diamond Plus 1.0 Turbo AT – R$ 81.290


Viagem a convite da Hyundai

Hyundai Creta  Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Limited Safety

Deixe sua opinião