Quanto melhor o consumo de combustível de um carro, mais economia para o bolso do proprietário. E quem é motorista de aplicativo leva isso ainda mais a sério. Seja da categoria X (a mais comum e mais econômica da Uber), ou mesmo a Comfort, ou a Black – que oferece veículos mais sofisticados e espaçosos – o lance é fazer a melhor escolha possível a fim de poupar o bolso. De olho nisso, o Jornal do Carro separou cinco modelos da categoria de hatches, cinco sedãs e cinco SUVs econômicos que valem a pena para quem quer fazer renda extra.
Para isso, selecionamos modelos acessíveis à venda no mercado de zero-km do País que foquem em custo-benefício e economia de combustível. A lista tem base na última planilha do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), vinculado ao Inmetro.
Trata-se, em síntese, do programa que classifica os veículos com base na eficiência energética. O Inmetro fornece dados sobre consumo de combustível (cidade/estrada) e emissões. Os ensaios são feitos em laboratório com índices de correção. Desse modo, os veículos avaliados recebem etiquetas – fixadas nos para-brisas – que trazem a classificação geral e por categoria. As notas, a princípio, variam de “A”, para os carros mais eficientes, até “E”, que indica os mais beberrões.
Idade do carro
Antes da lista, porém, cabe lembrar que, na Uber, é exigido um limite de idade dos veículos. A base é, portanto, o ano de fabricação. De acordo com as regras da plataforma, isso pode variar tanto por conta da categoria pretendida pelo motorista quanto pela cidade de atuação. Quem decide é a prefeitura. Em São Paulo, (SP), por exemplo, o são dez anos. A definição foi feita em dezembro de 2022 por meio do Decreto Nº 62.040.
Os modelos aceitos em cada categoria são diferentes, mas de forma geral devem atender ao menos as condições de possuir cinco assentos, quatro portas e ar-condicionado. Cabe explicar que o cadastro na plataforma só é válido a partir do envio dos documentos por meio do aplicativo. Veja, abaixo, possíveis modelos para motoristas da Uber.
Hatches
1°) Chevrolet Onix 1.0
O Chevrolet Onix vem equipado com motor 1.0 aspirado de até 82 cv e 10,6 mkgf de torque (etanol), e junto do câmbio manual de 6 marchas, tem excelentes médias de consumo: 9,4 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, quando movido pelo combustível vegetal. Entretanto, com gasolina vai mais longe: 13,3 km/l na cidade, e até 16,6 km/l na estrada. Por isso, ocupa a primeira posição da lista dos hatches.
2°) Volkswagen Polo TSI
Com a ideia de conquistar a clientela que busca um modelo popular, o Polo 170 TSI tem a tarefa de ser econômico, visto que usa mesmo motor do finado Up! TSI. Com o intuito de ser uma opção mais completa acima do Polo Track, e aliado ao câmbio manual de 5 marchas, o hatch faz médias de 9,6 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada) com etanol. Mas o VW entrega seu melhor com gasolina, com 14 km/l e 16,4 km/l, respectivamente.
3°) Peugeot 208 Like 1.0
O Peugeot 208 Like, a versão de entrada do hatch francês feito em Porto Real (RJ) tem boas médias de consumo. O hatch compacto crava, em números, 10,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, quando movido a etanol. Com gasolina, faz 14,7 km/l e 16,3 km/l, respectivamente.
4°) Renault Kwid Zen
O Kwid é, atualmente, o modelo mais econômico da Renault no Brasil. Além disso, é um dos hatches mais baratos do mercado. O motor 1.0 flex e o câmbio manual de cinco marchas entregam médias de 10,8 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, faz médias de 15,3 km/l e 15,7km/l, na mesma ordem.
5°) Fiat Mobi
O Mobi é o veículo a combustão mais econômico da marca italiana e, por isso, conquista o quinto lugar da lista. Sob o capô, o hatch traz o motor 1.0 Fire Evo e faz 9,8 km/l na cidade e 11km/l na estrada com etanol. As médias sobem para 14,2 km/l e 15,5 km/l com gasolina.
Sedãs
1°) Chevrolet Onix Plus 1.0 flex
O título de sedã nacional mais econômico vai para o Chevrolet Onix Plus, que, na versão 1.0 aspirada com câmbio manual de 6 marchas, tem excelentes médias de consumo. Faz 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com etanol, e 13,6 km/l e até 17,5 km/l na estrada com gasolina. Assim, é o sedã mais econômico da lista.
2°) Fiat Cronos Drive 1.0 flex
O Fiat Cronos aparece na vice liderança do ranking. Com o motor 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 mkgf (com etanol) e câmbio manual de cinco marchas, o sedã compacto faz até 9,9 km/l na cidade, e 11,4 km/l na estrada, usando o combustível vegetal. Com gasolina, rende 14 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
3°) Volkswagen Virtus 170 TSI
O VW Virtus também faz bonito entre os sedãs mais econômicos do País. Com motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,5 mkgf de torque, o três-volumes tem médias de 9,2km/l na cidade e 11,3km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, contudo, ele vai a 13,5km/l e 15,9km/l, na cidade e na estrada, respectivamente.
4°) Toyota Corolla Hybrid
O Toyota Corolla é o único híbrido flex da lista dos mais econômicos. O sedã médio, nas versões topo de linha, tem auxílio de motores elétricos e baterias. Nelas, médias de consumo de 11,8 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, entretanto, o consumo melhora bastante e passa a 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada.
5°) Honda City 1.5 CVT
O Honda City, sedã compacto da marca japonesa, é atualmente um dos mais econômicos do País. Com motor 1.5 flex de até 126 cv e 15,8 mkgf de torque (com etanol), o modelo faz médias de 9,2 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada com o combustível vegetal. Já com gasolina, os números vão a 13, km/l e 15,2 km/l, na cidade e na estrada, respectivamente.
SUVs
1°) Fiat Pulse 1.3
O Fiat Pulse com motor 1.3 flex de até 107 cv é um dos modelos com motor puramente a combustão – sem contar os híbridos – mais econômicos do mercado. O SUV com câmbio automático do tipo CVT roda 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Além disso, as médias são de 12,8 km/l e 14 km/l, respectivamente, com gasolina.
2°) Honda HR-V EX
O HR-V foi uma das grandes apostas da Honda no Brasil. Com o mesmo conjunto mecânico do City, o novo modelo é um dos mais econômicos da lista. Sob o capô, o motor é o 1.5 flex de 126 cv e 15,8 mkgf. Com gasolina, o carro roda 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Já com etanol, faz 8,8 km/l (c) e 9,8 km/l (e).
3°) Volkswagen T-Cross
O terceiro lugar, a princípio, dos SUVs mais econômicos ficou com um Volkswagen, o T-Cross. Além disso, o modelo que por vezes conquistou o posto de SUV mais vendido do Brasil tem motor 1.0 TSI, igual aos irmãos Nivus e Polo, por exemplo. Dessa forma, com etanol, roda, em média, 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Por fim, os números com gasolina são de 12 km/l e 14,4 km/l na mesma ordem.
4°) Chevrolet Tracker 1.0
SUV mais vendido do Brasil no ano passado, o Chevrolet Tracker também aparece na lista em sua versão com motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 mkgf. Dessa forma, as médias são de 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. Por sua vez, com gasolina, são 11,2 km/l e 13,6 km/l, na mesma ordem.
5°) Nissan Kicks
Por fim, a quinta posição da lista dos SUVs mais econômicos ficou para o Nissan Kicks com motor 1.6 16V flex. Ele gera 113 cv de potência e 15,3 mkgf de torque máximo. Além disso, o câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas. Com esse conjunto, o SUV faz 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 11,4 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.
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