Você está lendo...
Última vitória de Senna completa 20 anos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Última vitória de Senna completa 20 anos

Além da conquista, GP da Austrália de 1993 marcou a despedida do piloto da McLaren

07 de nov, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Última vitória de Senna completa 20 anos

O Grande Prêmio da Austrália de 1993 foi marcado por despedidas. Da categoria, saíram nomes de peso como o tetracampeão Alain Prost e bons coadjuvantes como Riccardo Patrese e Derek Warwick. Já o tricampeão brasileiro Ayrton Senna participava, na ocasião, de duas despedidas.

A primeira, consciente: tratava-se da saída do piloto da equipe inglesa McLaren, time pelo qual conquistou todos os seus títulos na categoria. A segunda despedida, por sua vez, era totalmente inconsciente. Seria no circuito de Adelaide que Senna conquistaria não apenas sua última vitória, mas também subiria pela última vez no pódio.

Publicidade


Leia também: Gran Turismo 6 terá Ayrton Senna
Tag Heuer terá óculos com a assinatura de Senna
Ducatti lança série especial em homenagem a Senna


A temporada de 1993 não foi fácil para o brasileiro. Enquanto a Williams tinha um carro muito superior ao do restante do grid e contava com o talento do francês Prost, Senna sofria em um ano tecnicamente ruim da McLaren. Além de encarar as Williams, frequentemente a disputa também incluía o então novato Michael Schumacher e sua Benetton.

Em Adelaide, Senna conquistou a primeira posição no grid de largada, seguido por Prost e Damon Hill (Williams). Após problemas, a corrida só começou na terceira largada, mas transcorreu sem grandes problemas para o brasileiro. Ao fim do GP australiano, os três primeiros foram Senna, Prost e Hill.


Mesmo com as dificuldades na temporada, o tricampeão conseguiu cinco vitórias no ano, nos GPs do Brasil, Europa, Mônaco, Japão e Austrália. No final da temporada, o brasileiro ficou em segundo, a 26 pontos do campeão, Prost.

No ano seguinte, ele sucederia o francês na Williams e as expectativas eram as melhores possíveis. Mas a mudança de regras na categoria, somadas a um início inconstante do carro da equipe inglesa e o fatídico acidente no GP de San Marino, terceira etapa da temporada de 1994, impediram que Senna acrescentasse mais vitórias à sua brilhante carreira.


Deixe sua opinião