Recentemente, o Jornal do Carro publicou reportagem sobre os cuidados necessários na compra de carros pela internet, falou sobre veículos de luxo de segunda mão e até reuniu uma série de picapes para quem não quer (ou não pode) recorrer aos modelos 0-km. Mas, como o universo dos usados tem inúmeras possibilidades, desta vez, vamos falar de esportivos.
Se você já pensou em ter um daqueles modelos que reunem atributos como belo design e conjunto mecânico robusto para não passar despercebido nas ruas, talvez este seja o momento. Afinal, os esportivos que já foram sonho de consumo, hoje, podem custar o mesmo que um hatch de entrada em versão topo de linha ou um SUV compacto em configuração intermediária. Ou seja, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, aproximadamente.
Alguns dos modelos esportivos desta lista, no entanto, são propositalmente mais antigos. Exigem cuidados extras, é verdade, e atenção na hora da compra. Mas, sonho não tem idade nem prazo de vencimento. Portanto, a escolha entre andar de Chevrolet Onix ou com uma máquina como Mitsubishi Eclipse ou Audi S3, por exemplo, é exclusivamente de quem compra. Quem quer algo mais novo, pode optar por exemplares como Volkswagen Golf. Tem também o Honda Civic Si da década passada, que quando bem conservados, valem a pena. Confira, abaixo, a lista.
Ford Mustang (1995/1995) – R$ 140 mil
Se o mundo sutentável vem tirando esportivos icônicos de linha e vai obrigar a Ford a deixar o atual Mustang de lado, cabe informar que o modelo já garantiu muito sucesso por aqui. Apresentado mundialmente em 1964, o Mustang é o modelo mais longevo na linha de automóveis da fabricante do oval azul. A quarta geração (de 1994), entretanto, é considerada por muitos a mais bonita de todos os tempos. Fez sucesso no País, principalmente porque o dólar e real tinham, praticamente, o mesmo valor naquela época.
Com motor 5.0 V8 movido a gasolina, de 215 cavalos de potência, 39,4 mkgf de torque a 3.400 rpm e câmbio automático de apenas quatro velocidades, o Mustang esbanja esportividade. Na lista de itens de série, tem air bags, ar-condicionado, comando elétrico para travas, vidros e retrovisores, bem como volante e banco (de couro) com regulagem de altura. Em uma busca minuciosa pela internet, é possível encontrar unidades bem conservadas com preços de R$ 140 mil a R$ 150 mil tanto com carroceria cupê quanto conversível. Mas, se garimpar, dá para encontrar preços mais em conta.
Mitsubishi Eclipse (1995/1995) – R$ 145 mil
Assim como o Mustang, outro que também roubava a cena nas ruas em meados da década de 1990 era o Mitsubishi Eclipse. Anos se passaram e, no começo dos anos 2000, este mesmo modelo de segunda geração (foram quatro, no total) da fabricante japonesa voltou a ser assunto nas rodas de conversa por conta da participação no primeiro filme da franquia Velozes & Furiosos, onde se destacou em meio a outros esportivos.
O cupe de duas portas chama a atenção por qualquer ângulo que se olhe, seja pela lanterna que toma conta de toda a traseira, pelo aerofólio avantajado, pelas belas rodas (no Brasil eram diferentes do modelo da foto acima) ou mesmo pelos seus irrisórios 1,27 metro de altura. Jogadores de futebol e celebridades formaram fila para comprar o modelo à época. O motor é o 2.0 16V turbo, a gasolina, de 213 cv e 29,6 mkgf aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Entre os itens, ar-condicionado, CD Player, direção hidráulica e até duplo air bag, algo não comum em 1995.
Audi S3 (2000/2001) – R$ 150 mil
Desde que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna (morto em 1994) trouxe a Audi para o Brasil, muita gente já sonhou em colocar um destes modelos com quatro argolas na grade dianteira na garagem de casa. E o S3 é uma dessas máquinas que oferecem a mistura perfeita. Afinal, tem mecânica nervosa, mas sem exagerar na parafernália visual. Olhando por fora, tem o mesmo charme das versões convencionais do A3, entretanto, com um toque de esportividade, como as rodas de 17″ e retrovisores em cor contrastante à carroceria.
No mercado de usados dá para encontrar unidades entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Aliás, o preço se aplica tanto aos modelos Sporback, de 2010 a 2012, quanto ao modelo de 2000, ainda da primeira geração. No caso deste último, destaque para a mecânica, com motor 1.8 turbo a gasolina de 210 cavalos, 27,5 mkgf de torque a 2.100 rpm e tração integral Quattro, bem como câmbio manual de seis marchas. De série, tem bancos esportivos Recaro, rádio com disqueteira e teto solar, por exemplo.
Honda Civic Si (2008/2008) – R$ 150 mil
A versão Si do consagrado Honda Civic, datada de 2007, deu o que falar. Produzido nacionalmente em Sumaré (SP) até 2011, o sedã esportivo ainda arrasta legião de fãs. Com a valorização do usado, um modelo em perfeito estado de conservação pode ser encontrado por valores entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Isso, falando de ano/modelo 2008. Os 2007 são um pouco mais baratos.
Seja como for, o sedã tem propulsor 2.0 de quatro cilindros e entrega 192 cv. O torque fica em 19,2 mkgf a altas 6.100 rpm. O câmbio é manual de seis marchas e faz toda a diferença para quem curte uma tocada mais agressiva. O design já não causa o furor daquela época e a lista de série também sente o peso da idade, oferecendo itens como DVD Player, por exemplo. Todavia, como a versão esportiva do Civic atual (Type R) custa mais de R$ 400 mil, melhor optar pelo bom e velho “New Civic”.
Volkswagen Golf GTI (2017/2017) – R$ 150 mil
E não tem como acabar essa lista sem falar no icônico Volkswagen Golf GTI. Para muita gente, uma referência quando se fala em esportivo. O hatch médio tem motor 2.0 turbo, com injeção direta de gasolina, 220 cv de potência e torque de 35,7 mkgf nas versões da sétima geração, que custam em torno de R$ 150 mil no mercado de usados. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
O modelo da marca alemã tem no pacote de itens de série ar-condicionado com duas zonas, controle de estabilidade, freio de estacionamento elétrico, controlador de velocidade, teto solar, entre outros itens. As cores dos usados encontrados se limitam a branca, preta e vermelha. Afinal, é raro encontrar os outros tons da paleta da época, como azul, por exemplo. A grande maioria dos exemplares encontrados, inclusive, são de 2017. Lembrando que a configuração esportiva deixou o Brasil em 2019.
Usados em alta
De acordo com dados da Fenauto, federação que reúne os revendedores de usados, julho teve alta na comparação com as comercializações de junho. Total de 3,7% a mais. Assim, o período registrou 1.218.355 veículos vendidos no período. O total acumulado do ano já chega à marca 8.069.442 modelos seminovos e usados. E não vai parar por aí, afinal, “com a chegada do final de ano, período normalmente muito favorável para o comércio em geral, esperamos chegar a algo em torno de 15 milhões de veículos comercializados”, enfatiza o presidente da Fenauto, Enilson Sales.