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Viagem de carro: 5 itens cruciais para verificar antes de pegar a estrada
Manutenção

Viagem de carro: 5 itens cruciais para verificar antes de pegar a estrada

Com os combustíveis caríssimos e a família a bordo, é fundamental checar alguns itens no carro para proteger os passageiros e o bolso

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de dez, 2021 · 7 minutos de leitura.

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Viajar
Verificar óleo, fluídos e sistemas do carro é essencial antes de viajar
Crédito:Alex Silva/Estadão

Nos próximos dias, o trânsito em São Paulo e nas principais rodovias do País ficará mais intenso do que o normal. Com as festas de fim de ano e as férias escolares de janeiro, os brasileiros vão cair na estrada. Mas, antes de viajar, é importantíssimo verificar alguns itens no carro, para não correr o risco de ter problemas no meio do caminho.

Essa verificação envolve desde componentes básicos, como, por exemplo, fluídos e palhetas, até itens relevantes, como pneus e freios. Além da segurança, alguns deles impactam no consumo. Ou seja, podem ajudar a economizar diante da disparada dos preços dos combustíveis. A seguir, o Jornal do Carro traz uma lista com 5 itens elementares para checar antes de pegar a estrada com amigos e familiares.

manutenção viajar
FOTO ANDRÉ LESSA/AE.

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Sistema de freios e fluídos

Muito pior do que o carro parar, é ele não parar por algum motivo. Por isso, quando se trata de longas viagens, é crucial fazer uma verificação do sistema de freios. Primeiramente, deve-se preocupar com as pastilhas, que são essenciais na desaceleração do veículo.

No entanto, há outro foco que merece atenção redobrada. Estamos falando do fluído de freio, que é fundamental para a resposta da frenagem. Dessa forma, é de suma importância verificar o nível e a validade.

desgaste natural
Foto: Claudio Teixeira/Estadão

Cheque os pneus

Os pneus, normalmente, já merecem atenção extra. Antes de uma viagem mais longa, então… É um item determinante na segurança e no consumo. Fazer o alinhamento e balanceamento, nesse sentido, é essencial. Bem como checar a cambagem. Além disso, vale verificar o estado das borrachas, se já atingiram a marca do TWI, que indica que é hora de trocar. Pneus carecas podem dificultar muito o controle do carro em dias de chuva ou em vias mal pavimentadas. Os riscos de acidente aumentam de forma considerável.

Outro detalhe fundamental é a calibragem. Pneus murchos significam maior consumo de combustível. Ou seja, vai viajar? Calibre-os de acordo com os valores indicados no manual do veículo. Uma dica é fazer esse procedimento logo que sair com o carro, pois quando os pneus esquentam, o ar se expande nas câmaras, e a leitura perde precisão.

calibração de pneu
JF Diorio/Estadão

Por fim, não esqueça de checar se está tudo certo com o estepe e as demais ferramentas do veículo, como o macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização. São itens essenciais na estrada.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento das rodas e pneus é essencial para quem vai viajar e, inclusive, deve ser feito com frequência, mesmo fora da temporada. Ele serve para ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e ao volante. Ou seja, paralelas. Assim, auxilia o motorista a manter o controle do carro.

Agora, o balanceamento já traz outros pontos. Ele é fundamental para dar equilíbrio ao carro e também interfere no desempenho dos pneus. Se não for feito, ou for feito de forma incorreta, causa trepidação no volante (e em outras partes do veículo), bem como pode fazer com que o motorista perca facilmente o controle da direção em movimento.




Motor

Entre os itens de suma importância está, é claro, a verificação do motor. Aqui, é preciso dar uma grande atenção ao óleo, conferindo o nível, consistência e validade, pois é ele que lubrifica as engrenagens e evita danos internos. Aproveitamos para lembrar que é preciso checar o filtro do óleo, então, aproveite para fazer a troca se necessário.

Além disso, vale verificar o nível da água, ou do líquido de arrefecimento, que precisa estar na marca correta. E conferir as velas. Elas são responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. Ou seja, velas ruins podem provocar falhas na partida e perda de desempenho.

Manutenção do sistema de arrefecimento do motor de carro. FOTO ANDRE LESSA/AE.

Faróis desregulados e limpadores

Com o tempo, é normal que os faróis fiquem desregulados. Isso pode acontecer por inúmeros motivos como, por exemplo, a trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado. Por isso, é bom conferir todas as luzes, desde faróis, lanternas, setas e luzes de freio e neblina.

Além de ser contra a lei rodar com o carro sem a iluminação adequada, garantir uma boa visibilidade é fundamental para a segurança na estrada. Por fim, vale conferir o estado das borrachas dos limpadores do para-brisas. As chuvas fortes são muito comuns no verão quase em todo País. E os limpadores vão garantir boa visibilidade ao condutor.


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Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.