O Ford Ka chegou antes que os rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 na linha 2020, porém sair na frente, não significa, necessariamente, muita coisa. O modelo que disparou, agora sofre com o risco de ver sua distância para os dois primeiros colocados aumentar com as novidades dos rivais. E fica a pergunta: Ainda vale a pena comprar o Ford Ka com a chegada dos novos Onix e HB20?
Na linha 2019, o Ford Ka recebeu uma leve reestilização, uma bem-vinda central multimídia, que ele nunca teve, um novo motor nas versões de topo, o 1.5 Dragon e o inédito câmbio automático de seis marchas, mas não muito mais novidades do que isso.
Chevrolet Onix 2020:
Espaço
Nessa geração, foi a primeira vez que o Ford Ka adotou uma versão quatro portas, mas ainda assim, o modelo não é um primor em espaço interno em relação ao líder de vendas. E isso deve ficar mais evidente agora. O porta-malas de 257 litros é o menor do trio.
Com a maior mudança, o Onix tem tudo para se distanciar ainda mais do Ford Ka. Sua plataforma é completamente nova, pelos dados divulgados da versão sedã, o hatch também terá mais espaço interno que a geração anterior.
No caso do HB20, cuja plataforma foi mantida e apenas passou por leves modificações, o Ka não deve perder tanto em espaço interno, mas tem quatro 40 litros a menos de porta-malas. O Hyundai oferece 300 litros.
O Ford Ka chegou onde o Onix já estava em termos de conectividade, com uma central multimídia, empatou com o Hyundai HB20 que também ganhou uma. Os dois, no caso, oferecem apenas nas versões mais caras. Enquanto o Onix só não oferece na versão sem nome, a 1.0.
Segurança
O LatinNCAP ainda não avaliou o hatch do novo Onix, mas o sedã, já testado, conseguiu cinco estrelas na proteção de adultos e crianças, de cinco possíveis. O que nos leva a crer que o hatch terá a mesma avaliação. Ele também é o único que tem controles de tração e estabilidade de série em todas as versões.
O HB20 ainda não foi avaliado em sua nova geração, na antiga oferecia quatro estrelas para adultos e três para crianças. Na nova geração, ele oferece controles de tração e estabilidade apenas nas versões de topo. Nas versões mais caras, ele tem, no máximo quatro air bags.
O Ford Ka, no teste do LatinNCAP, logo após o lançamento da reestilização, em agosto de 2018, ele também conseguiu notas melhores. Com reforço para impacto lateral, chegou a três estrelas para a proteção de adultos e quatro para crianças. Antes, ele tinha zerado no teste de proteção para adultos. Ou seja, se você comprar um Ford Ka agora, terá um carro mais seguro que anteriormente. Além disso, as versões de topo têm seis air bags, empatando com o Onix nesse sentido.
Motores
Em termos de trem de força, a diferença é media. O motor 1.0 três cilindros do Ka é o mais potente do trio são até 85 cv contra 82 cv do Onix e 80 cv do Hyundai. O torque é equivalente: 10,7 mkgf contra 10,6 mkgf e 10,2 mkgf, respectivamente.
No caso das versões de topo, o jogo ficará um pouco mais difícil. O 1.5 Dragon pode ser até o mais potente, são até 136 cv e 16,1 mkgf. Porém, no uso diário, o que conta mais é o torque e nisso, Onix e HB20 superam o Ka com seus motores 1.0 turbo de três cilindros. O da GM entrega 116 cv, mas 16,8 mkgf e o da Hyundai 120 cv e 17,5 mkgf.
Todos os três têm câmbios automáticos de seis marchas como opcionais para algumas versões em seus motores mais potentes. Abaixo disso, o Onix oferece seis marchas no manual, o HB20 cinco e o Ka também manual de cinco.
Opcionais
O Ford Ka, na versão de topo Titanium não traz opcionais e joga com o básico que os rivais também podem oferecer. E é aqui onde ele mais perde em relação aos outros, tudo que ele oferece, os rivais também tem: traz partida por botão, câmera de ré, assistente de partida em rampa e controle de velocidade.
O Onix Premier pode contar ainda com alerta de ponto cego, carregador de celular por indução, Wi-Fi, acendimento automático de farol e até assistente de estacionamento, em um pacote já bem completo. Além dos itens de segurança citados acima. No HB20, se a lista não é tão ampla quanto a do Onix, ela se equipada ao do Ford Ka e ainda ganha um extra que é a frenagem automática de emergência.
Preços
O Ford Ka tem preços abaixo dos rivais. São nove versões com preços entre R$ 45.490 e R$ 68.990. Desde a 1.0 S até a 1.5 Titanium. O Onix tem preços entre R$ 48.490 e R$ 72.990 para o hatch. São seis versões, e algumas delas tem pacotes de opcionais. Ele vai da 1.0 até a Premier. Já o HB20 custa entre R$ 46.490 e R$ 77.990 e tem dez versões, desde a Sense 1.0 até a Diamond Plus 1.0 Turbo.
Com isso, fica claro que se apenas o preço for levado em conta, o Ford Ka ainda é uma boa opção, mas deixou de ser um rival direto dos dois primeiros, especialmente do Onix, que se aproximou mais do Volkswagen Polo.
O Ka consegue brigar ainda com o HB20 nas versões de entrada e intermediárias por ter um pacote parecido e um preço melhor, o que o deixa em certa vantagem, em uma faixa onde o custo-benefício prevalece acima de tudo.