O mercado de trailers está se ampliando no mundo e, de certa forma, tem seus fãs no Brasil, mas que tal um motorhome derivado do Mercedes-Benz Sprinter? Assim, a clássica fabricante norte-americana Airstream apresentou o Interstate 24X, uma derivação que transforma a van da marca alemã em uma casa sobre rodas.
E não é só. Além disso, o Airstream Interstate 24X tem bastante força e tração 4×4 para encarar aventuras fora-de-estrada com maior capacidade e segurança. Entretanto, não se trata de uma aventura barata, até mesmo nos Estados Unidos, onde tudo parece mais acessível. O valor inicial pedido pela Sprinter transformada pela Airstream é de US$ 213.850.
Ou seja, pela cotação mais atual, o preço é equivalente a R$ 1,1 milhão.
Uma casa para o 4X4
Por este valor, o Mercedes-Benz Sprinter 3500 é transformado em motorhome e equipado com um motor V6 turbo diesel de 3.0 litros. Assim, são 190 cavalos de potência, além de 45 mkgf de torque. Tudo é gerenciado pelo câmbio automático de sete marchas. É força suficiente para rebocar até 2.267 kg, com o engate incluso.
Sendo assim, para dar conta do off-road, o Sprinter motorhome traz proteção da carroceria, sidesteps, iluminação de teto e pneus todo-terreno. Por outro lado, o interior da van preparada pela Airstream tem capacidade para até 6 pessoas sentadas. Também traz camas para duas pessoas, seja de forma individual ou casal.
Van e casa completa de fábrica
O modelo também vem com cozinha montada com bancada, pia e fogão de duas bocas. Traz ainda micro-ondas e geladeira de 140 litros, com freezer de 45 litros. Além disso, o Sprinter motorhome conta com banheiro aquecido com chuveiro, toalheiro, espelho e cortina.
Em termos de mimos extras para as viagens de aventura, traz sistema som com Bluetooth, ar-condicionado residencial de 13.500 BTU, e sistema de aquecimento de água. E para o momento de acampar, o Sprinter motorhome carrega duas baterias de ciclo profundo de 100 Ah, bem como um gerador de energia de 30 ampéres.
Em conjunto, um inversor de energia de 2.000 Watt, 300 W de painéis solares flexíveis para as baterias da casa, além de 100 W adicionais para a bateria do chassi. Há ainda um gerador a diesel de 2,5 kW com partida automática e remota.
Só é preciso ter paciência, por causa da pandemia e do fluxo maior de pedidos. A Airstream leva mais de seis meses para entregar a van.