Depois que os automóveis passaram a priorizar a tecnologia, é comum ouvir que os carros estão virando verdadeiros smartphones sobre rodas. E é isso que vem acontecendo. Afinal, além das montadoras tradicionais, algumas marcas de eletrônicos também vêm anunciando a fabricação de automóveis. A Xiaomi, por exemplo, prometeu a produção de seu primeiro carro elétrico em 2024. E o primeiro conceito já está no mundo virtual.
Imagens vazadas do suposto Xiaomi EV chegaram à internet. Com base nelas, dá para dizer que terá forma de sedã. Entretanto, o caimento do teto em direção a parte traseira deixa o modelo com ares de cupê. Bem ao estilo de Tesla e companhia.
Na dianteira, destaque para os faróis iluminados com LEDs que lembram o conjunto projetado pela McLaren. Enquanto isso, as lanternas parecem ter inspiração no Aston Martin DBS, com as peças em tom acinzentado e que vão de uma ponta a outra da carroceria. O Xiaomi EV também ostenta teto todo de vidro e linhas sinuosas. Por fim, tem maçanetas embutidas nas laterais e rodas de liga leve com acabamento diamantado e o logotipo “mi” no miolo. O conjunto terá entre 20″ e 21″ e deixa à mostra as pinças de freios de alto desempenho da Brembo.
Em relação ao nome, a princípio, o elétrico deve ser chamado de MS11. Pelas imagens, dá para notar isso pela placa de identificação. Na parte de tecnologia, mesmo sem dados oficiais, sabe-se que o modelo usará baterias Blade da BYD e também a Kirin, da CATL, que promete até 1.000 km de autonomia. Os motores elétricos serão construídos pela Xiaomi.
Interior é mistério
O modelo feito pela gigante chinesa de eletrônicos ainda não teve os conteúdos revelados. Entretanto, espera-se que venha com toda a tecnologia disponível pela Xiaomi e por parceiras. Afinal, o veículo terá alto nível de automação – provavelmente será de nível 3.
Por dentro, o carro continua um mistério. Mas terá espaço para cinco ocupantes, telas digitais para quadro de instrumentos e central multimídia, além de uma porção de recursos, como atualização remota e várias câmeras e sensores na carroceria.