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Carro da Xiaomi? Marca pretende lançar modelo elétrico em 2024
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Carro da Xiaomi? Marca pretende lançar modelo elétrico em 2024

Xiaomi deve apostar em um sedã 100% elétrico com sistema de condução autônoma próprio; marca também investe em fábrica de automóveis

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

05 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Sistema de condução autônoma da gigante chinesa pode se chamar 'Xiaomi Pilot'
Crédito:Reprodução/Xiaomi

Há tempos existe um forte investimento das empresas de tecnologia na indústria automotiva. Afinal, a competição para ver qual marca lançará o seu primeiro modelo de produção é acirrada. Pois nesse mês, a Xiaomi voltou aos holofotes com grandes promessas. Após apresentar o SUV Redmi T77, em 2019, a gigante chinesa voltou a falar sobre o lançamento oficial do seu primeiro modelo. No entanto, ao invés de um utilitário, a Xiaomi vai apostar num sedã com motor 100% elétrico.

O anúncio vem um ano após o CEO da empresa, Lei Jun, confirmar um investimento de cerca de US$ 10 bilhões (cerca R$ 54 bilhões na conversão atual) nos próximos 10 anos, para ingressar de vez no mercado dos automóveis. A marca, inclusive, já conta com o protótipo do veículo movido a bateiras que, segundo os rumores, deve estrear em meados de 2024.

Sedã elétrico Xiaomi
Reprodução/Xiaomi

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Até o momento, não se sabe muitos detalhes do carro. Mas, espera-se duas configurações. A mais barata, vai adotar uma plataforma de 400V, enquanto a mais cara utilizará uma base de 800V. Assim, ambas podem utilizar tanto as baterias Blade da BYD – que serão adotadas pela Tesla -, quanto a bateria Kirin da CATL, que promete até 1.000 km de autonomia. A expectativa é de que os preços desses modelos se iniciem na casa dos 300 mil yuans. Ou seja, aproximadamente R$ 227 mil.



Sistema próprio de condução

De acordo com Jun, o novo modelo terá tecnologias avançadas. Afinal, lá em 2019, o utilitário T77 já tinha uma versão especial com um sistema multimídia capaz de controlar outros aparelhos da Xiaomi. Dessa forma, ele conseguia, por exemplo, ajustar a temperatura do ar-condicionado da residência e outros equipamentos, como micro-ondas e cafeteira. Portanto, a expectativa dessa vez é ainda mais alta.


Mas não é só. A empresa de tecnologia também vai apostar no seu próprio sistema de condução autônoma. Segundo o site chinês Pan Daily, o equipamento deve receber o nome de ‘Xiaomi Pilot’. Ele já está sendo testado em 145 veículos em toda a China. E, entre os modelos há, por exemplo, o BYD Han e o BMW Série 5.

xiaomi
Bestune/Divulgação

Passo a passo

Assim como Apple, Google e Samsung, a Xiaomi investe pesado em novas tecnologias de inteligência artificial e da internet das coisas. Isso vai permitir conectar o veículo aos smartphones e à residência dos usuários. A marca chinesa já está trabalhando em uma fábrica de automóveis, com sede em Pequim (China), que terá capacidade de produzir até 300 mil carros por ano. A construção deve ficar pronta no início de 2024. Assim, ela se coloca uma grande rival da Apple, que pretende lançar seu primeiro modelo autônomo em 2025.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.