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Rodolfo BUHRER/Renault

Veja a lista dos 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023

Na nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que lista os carros mais econômicos e eficientes do Brasil, Chevrolet e Renault Kwid são os destaques

Por Vagner Aquino 07 de fev, 2023 · 4m de leitura.

O Inmetro divulgou atualizações da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A lista traz dados como eficiência energética e consumo de todos os carros e comerciais leves vendidos no Brasil. No total, são 747 modelos nacionais e importados de 35 marcas. Os destaques são a Chevrolet, com três modelos entre os dez mais econômicos, e o Renault Kwid, carro mais barato do País.

Carros novos, como a Chevrolet Montana, também estão dando o que falar. Além do visual moderno, a picape que tem como missão disputar compradores da Fiat Toro, líder de vendas do segmento, chama atenção pelo baixo consumo. De acordo com o Inmetro, com um litro de etanol o carro roda até 8,3 km na cidade e 9,6 km na estrada. Com gasolina, são 12 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.

Nova Chevrolet Montana
Nova Montana se destaca pelo visual e o baixo consumo de combustível; Foto: Chevrolet

Kwid lidera

Mas a Montana está longe de ser o veículo mais econômico do ranking. Assim, considerando apans os modelos com motor flexível, ou seja, que receberam atualizações para se enquadrar no Proconlve L7, quem lidera é o Renault Kwid. O Proconve é o programa brasileiro de controle de emissões. Vale lembrar que o Kwid já estava no topo do ranking de consumo de 2022.

Além disso, cabe explicar que a nova lista leva em conta o consumo energético em MJ/km. Ou seja, megajoule por quilômetro rodado. Assim, é aplicada a média do rendimento considerando os dois combustíveis, etanol e gasolina. Para isso, a conta MJ/km inclui ciclos urbano e rodoviário.

Segundo o chefe da divisão de verificação e estudos técnicos do Inmetro, Hércules Souza, a nova lista traz avanços importantes. “Na comparação com a tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético dos SUVs grandes e de aproximadamente 2% na dos SUVs compacto”.


Ou seja, a redução foi de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km e de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km, respectivamente. De acordo com Souza, isso se deve principalmente à oferta de novos carros elétricos e híbridos no Brasil. Todos passaram a fazer parte do programa.

Veja a lista dos 10 veículos flex mais econômicos do Brasil:

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Inmetro/Divulgação

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